"... que sejam louvadas as mulheres que subirão para sua morada, jesus filhos, as mulheres que serão arrebatadas, porque nas suas dores se fizeram maiores que os homens, com seu senso de humanidade interromperam guerras, sofreram dores, atravessaram desertos, viveram odisseias, transpuseram muros e cercas, forjaram a liberdade nas entranhas do seu ventre, nadaram por oceanos, elas que terão seus nomes escritos no interior do manto que vestirás para o dia da fúria e da glória..."
O Livro que vim trazer hoje aqui é "Doramar ou a odisseia" escrito por Itamar Vieira Junior publicado no ano de 2021, possui 160 páginas e foi publicado aqui pela Todavia.
Sempre ouvindo falar desse autor e lendo resenhas de outro livro dele resolvi ler alguma coisa dele, mas em vez de pegar o romance "Torto Arado" que é o que mais ouço falar resolvi pegar este por ter ficado curiosa com o título.
Não sabia que era um livro de contos, acabei me surpreendendo com isso. Aqui em Doramar ou a Odisseia você encontra 12 contos sendo eles: A floresta do adeus, Farol das almas, O que queima, Alma, A oração do carrasco, O espirito aboni das coisas, Na profundeza do lago, Inquieto rumor da paisagem, Meu mar(fé), Doramar ou a odisseia, Voltar e Manto da apresentação.
"Tínhamos o corpo marcado pelo trabalho. Alguns de nós apresentavam cicatrizes na pele, nas costas, nas pernas, no rosto.
Quase todos tinham também feridas na alma. Apenas um de nós havia feito a travessia de navio de lá para cá. Ele nada contava, quase não falava, mas tínhamos certeza de que havia enlouquecido ao ver os corpos sendo atirados ao mar era o que os africanos diziam_ e também ao perceber que não pertenciam a lugar nenhum."
Aqui acompanhamos várias história onde temos vários temas sendo trabalhados, alguns dolorosos outros delicados. Para além disso o autor trás na raiz brasileira a diferença e pluralidade que existe no nosso pais nos apresentando aqui referências a cultura ribeirinha, indígena e afro-brasileira.
Confesso que ler foi uma experiencia agradável e interessante, mas não tenho vontade de ler outros livros do autor. Eu gostei, mas não é o tipo de história que me diverte.
Para quem já leu algo do autor com toda certeza vai adorar as histórias contidas nesse livro, mesmo até quem não gosta muito de conto, acredito que vá ter uma boa experiencias com os contos do autor.
CURIOSIDADE:
➺Itamar Vieira Junior é um escritor brasileiro.
➺É autor do romance Torto Arado, Coração sem medo, Salvar o fogo entre outros.
➺Foi ganhador do Prémio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020.
Selo de Leitura:





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.
↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.
↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!