sexta-feira, 12 de maio de 2023

Crítica: Um Amor Para Recordar {Livro}

"Nosso amor é como o vento, não posso vê-lo mas posso senti-lo."

Uma amor para recordar é mais um dos romances do Autor Nicholas Sparks nascido em 1965 em Omaha, Nebraska. Cresceu em Fair Oaks na Califórnia e vive atualmente na Carolina do Norte com a família. Foi durante algum tempo delegado de informação médica até que Theresa Park, agente literária, decidiu começar a representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance O Diário de uma Paixão (The Notebook) à Warner Books. O sucesso foi imediato e a obra permaneceu durante 56 semanas consecutivas nos tops americanos. Seguiram-se livros como As Palavras que Nunca te Direi (Message in a Bottle) e Um amor para recordar (A Walk to Remember), Corações em Silêncio (The Rescue) também eles sucessos editoriais de grandes proporções, tendo o primeiro sido adaptado para versão cinematográfica pelo próprio autor.

Um amor para recordar foi publicado pela primeira vez em 1999 e adaptado para os cinemas em 2002.
Comecei a ler Um amor para recordar porque queria lembrar da história, mas havia apenas conhecido a história pelo filme e claro que a leitura é sempre melhor.

Adoro quando eu pego um livro para ler e uma narrativa que seria contada por uma garota sobre seu romance é contada pelo garoto, pois além de mudar o tipo de história ela me deixa empolgada para ler e entender como "ele" nos contara sua história de amor, e aqui você depara pela visão dele, contudo aqui não é o Landon jovem que vêm nos contar sua história de amor e sim o Landon de 57 anos que relembra sua história de amor vivida 40 anos antes. 

"Meu nome é Landon Carter, é tenho 17 anos. Esta é a minha história - e prometo contar tudo. No início você vai sorrir, e depois vai chorar - não diga que não avisei."

Na época Landon um jovem que vive numa pequena cidade americana na década de 1950, um garoto popular, mas sem metas na vida um irresponsável, que foi punido por ter feito uma brincadeira de mau gosto a um rapaz que quase fica paraplégico. Como punição, o diretor da escola faz com que ele participe da produção de uma peça que está sendo montada e gente como eu odiei e me irritei com Landon, garoto chato e irritante, demorou para conseguir gostar dele.

Durante os ensaios, Landon aproxima-se de Jamie Sullivan, filha do pastor da pequena cidadezinha onde moram, uma garota considerada "excluída e certinha de mais" que tem uma lista de desejos a realizar, o que é clichê de muitas histórias de romance, mas que não faz diferença aqui, pois você fica tão apaixonado pela história e como ela vai se desenvolvendo que os clichês não importam mais. Landon pede ajuda a Jamie que o ajuda a ensaiar para a peça com apenas uma condição: que ele não pode apaixonar-se por ela.

Com o tempo a irritação e até raiva que eu tinha de Landon foi mudando eu fui entendendo o que estava acontecendo e o porque dela agir como agia, aquece garoto irritante escondia uma ótima pessoa, e foi o amor de Jamie que o transformou e o salvou.

Nem Jamie nem Landon queriam, mas eles acabam se apaixonam, mas quando ele resolve demostrar a ela seu amor, ela revela seu segredo: ela tem leucemia há dois anos. 

"Eu sei que Deus tem planos para todos nós, mas, às vezes, não consigo entender qual é a mensagem."

Landon sabe que o tempo esta em contagem regressiva para eles, e nesse tempo ele tenta provar a ela o quanto seu amor é forte e verdadeiro. Esses momentos deles junto é tão lindo, tão quentinho de ler e nos deixa com o coração feliz e triste ao mesmo tempo.

No final você termina o livro com um monte de lencinho umedecido, soluços e lágrimas. Uma amor para recordar é um ótimo romance, pra quem como eu adora histórias que mesmo sendo clichês deixam seu coração quentinho esse livro é uma ótima escolha.

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.