quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Crítica: O Grande Durante {Livro}

"Admirando-o, deslumbrado, Dennis desejou que sua própria voz fosse tão classe média quanto a de Clive e tivesse o tom de alguém acostumado a ser ouvido."

O Livro que vim trazer hoje aqui é "O Grande Durante" escrito por Alan Moore publicado no ano de 2024, possui 384 páginas e foi publicado aqui pela Aleph.

Assim que vi o nome do autor na lista de livros no site da editora eu fiquei muito curiosa então fui ler a sinopse e acabou que ela me chamou mais atenção ainda e com isso eu fiquei muito ansiosa para o pedido do mês para poder pedir ele para ler, tanto que quando ele chegou acabei pegando-o para ler imediatamente.

O livro é escrito pelo renomado autor Alan Moore, conhecido por obras como V de Vingança e Watchmen. E só pelo nome do autor eu iniciei a leitura muito empolgada, contudo não posso deixar de comentar que a sinopse e a temática me atrai muito. Fiquei muito feliz em recebe-lo estou sem palavras para dizer o quão encantada eu fiquei com esse recebido.

O livro é lindo demais, o tons da paleta de cores as imagens escolha da fonte me agradaram muito e não só capa e sim da contracapa, ambos estão lindos demais. O livro é de capa dura, as folhas são amarelinhas e a diagramação está muito caprichada e não encontrei erros de português.

A história se passa na Londres do pós-Segunda Guerra Mundial, onde acompanhamos Denis um jovem de 18 anos que tenta sobreviver no caos de Londres. Ele trabalha em um sebo de livros e em certo momento ele encontra um livro que não deveria existir na sua realidade já que este trás a história de uma Londres secreta e agora para manter a existência de Londres ele precisa devolver esse livro para o seu tempo para que assim evite que as duas realidades se colapsem.

"Todo som, toda sílaba se evanesce, borbulhante, em sussurros líquidos a uma distância aural: Você está na Londres real, nos índices da Charing. Não está mais na Londres Curta"

A narrativa é bem descritiva, lenta o texto é muito bem escrito o que mostra um rico domínio sobre a linguagem, mas que acaba precisando de uma atenção maior com o texto. E aqui vai um ponto, pois quem não gosta de extensas descrições não vai gostar do texto de Moore, pois ele esmiúça muito sua história.

Confesso que o prólogo foi confuso e difícil demorei para conseguir me conectar coma história. Até pensei várias vezes que eu devia ser muito burra para não estar entendendo, por não estar conseguindo seguir com mais facilidade em frente.

Pontos positivos: O capricho da edição preciso falar novamente sobre isso, o mapa no inicio do livro (amo mapas) a forma criativa e rica que o autor trás para a história.  A criação dos personagens, mas principalmente a criação da Londres longa e a Londres atual me deixou embasbacada com a criatividade do autor, mesmo que em grandes partes da leitura eu tenha me sentindo confusa não têm como não falar que a criação desse mundo é fantástica.

Pontos negativos, pra mim eu senti falta de algumas notas ou um glossário para ajudar em algumas pontos como o da cultura londrina que pra mim é muito novo além de algumas palavras que não conhecia e precisava parar a leitura para pesquisar a respeito e entender melhor a história. A trama é resolvida de forma corrida.

"Knuckleyard mexe a cabeça de um lado para o outro numa postura aterrorizada de negação...ao examiná-las vê que as coisas possuem apenas cinco patas, então mais para estrelas-do-mar articuladas do que pra aranhas, com membranas preta e reluzente estendida entre casa membro...sumindo e  tinindo, procurando agarrar-se às laterais daquele chiqueirinho subterrâneo."

A Londres a que Dennis vive e a que o livro pertence chamada de "Londres Longa, Londres Real ou O Grande Durante" é totalmente diferente cheia de misticismo e surrealismo. Pra mim as duas Londres ao mesmo tempo que foram instigante foram confusa, como comentei lá no prologo em outras partes do livro me senti perdida, confusa e até me senti burra por não estão conseguindo compreender a história em sua totalidade.

O livro que Dennis encontra é o item que consegue lever ele para a "Londres Longa", com isso posso dizer que é por esse meio que ele viaja no tempo, para um tempo totalmente diferente? Eu levei essa mudança de viagem no tempo.

A realidade paralela na Londres longa ou Grande Durante não existe diferença em ficção e realidade tudo pode acontece, pois tudo é real e isso é o mais maluco e fantástico desse mundo. Um ponto positivo é que quando vamos para outra Londres a diagramação muda e o texto fica itálico, e mais um ponto a ressaltar é que essa Londres desculpa é muito fumada.

E sobre os personagens, gostei muito de Dennis ele conseguir me tocar me prender e torcer por ele no decorrer do avanço da história. Já com Ada pé na cova ao mesmo tempo que acho um personagem muito bem construído eu peguei ranço com essa mulher.

"Dennis deu uma risada, ao mesmo tempo que estava atordoado de estarrecimento por dentro. Exceto na primeira vez que os dois tinham se encontrado, quando Clive ligou para a Livros & Revistas de Lowell pro acaso, nunca vira o amigo estiloso se afastar tanto dos tribunais."

Quando vi o subtítulo "Long London 1" pensei que esse seria o primeiro livro de uma série, mas não "O Grande Durante" não é uma série é o que encontrei na divulgação dele, mas pesquisando parece que ele é uma série sim chamada "The Long London Quintet". Ainda tenho dúvidas, mas vamos esperar e ver se vai ter continuidade, por enquanto este primeiro livro vai trazer na história de fantasia urbana. Se vocês tiverem mais informações a respeito deixem nos comentários.

Preciso admitir que em partes foi uma leitura desafiadora, houve momentos que pensei que não conseguira avançar, outros que me senti perdida, mas outros que fiquei maravilhada com esse mundo criado por Moore. 

Mesmo não tendo dado cinco estrelas ou favoritado isso não significa que achei ruim, mas sim como a leitura foi pra mim, pois como comentei eu demorei a me conectar com a história, a narrativa em vários momentos me atrapalhou e por isso da minha avaliação, contudo eu gostei muito da história. Sabe aquela relação de amor e ódio, pois em muitos momentos eu me diverti outros não e apesar disso eu amei a história. E mesmo com esses pontos eu recomendo a leitura, pois você precisa conhecer o "Grande Durante".

Agora fica uma pergunta que me deixa encasquetada é como não se fala mais desse livro O_O Não da pra entender como você não vê ninguém indicando, colocando na lista de desejados um livro com uma temática interessante, mas tão pouco falada.

Conheço o autor, mas nunca li nada nem quadrinhos nem outros livros, só assisti a suas adaptações. Esse é minha primeira experiencia lendo seu trabalho além de ser o primeiro livro de fantasia urbana e apesar dos pontos negativos que ressaltei foi um excelente livro e um ótimo começo para começar esse tipo de fantasia.

Se você gosta de fantasia urbana, ficção cientifica e claro os outros trabalhos do autor tenho certeza que vai amar 'O grande durante".

P.s: Este livro recebi da parceria que consegui neste ano de 2025 com a Editora ALEPH contudo quero ressaltar a vocês que mesmo sendo um material recebido de parceria minha opinião é de coração e sincera sobre o que eu achei da história.

👉Onde comprar: https://editoraaleph.com.br

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.