sábado, 13 de setembro de 2025

Crítica: O Livro Dos Cinco Anéis {Livro}

"Não procure possuir bens ou feudos para sua velhice."
"Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo."

O Livro que vim trazer hoje aqui é "O Livro Dos Cinco Anéis " escrito por Miyamoto Musashi publicado no ano de 2020, possui 198 páginas e foi publicado aqui pela Jardim dos Livros.

O Livro dos Cinco Anéis é hoje um manual de gente de sucesso que soube aproveitar as lições de Miyamoto Musashi (1584-1645) nas batalhas do dia a dia.

Espadachim imbatível desde os 13 anos, o autor resumiu nesta obra clássica a experiência de quem representou o apogeu do Bushido, ou caminho do guerreiro, o código de conduta e modo de vida para os samurais que inclui equilíbrio, sabedoria e honra. Nos cinco capítulos ou tomos do livro, Terra, Água, Fogo, Vento e Vácuo.

"A percepção é forte e a visão é fraca."
"A fluidez é o caminho para a vida."

Escolho na maioria minhas leituras pela capa ou título e lá de vez em quando acabo não dando sorte e pegando um livro que não é do gênero que gosto, no caso deste foi o que aconteceu, pois não gosto de auto-ajuda, esse é ó gênero que sempre passo longe e olha que leio de tudo um pouco.

O que me chamou atenção nesse livro para além da capa foi o autor "Miyamoto Musashi", e claro o título ajudou também a querer ler ele, contudo o que pensei que encontraria seria algum conto fantástico ou até mitológico, mas o que encontrei aqui são registros de como ser um samurai além de reflexões pessoais e de batalha, a arte do combate.

Poderia não registrar aqui as opiniões sobre as leituras que não gostei ou ainda começar a abandonar livros que não estão funcionando, pois com isso leria mais e livros que são do meu gosto, contudo acho interessante registrar essas opiniões negativas.

Não sou de abandonar livro e terminar essa leitura para mim foi chata e nada divertida apesar de ter alguns pontos aqui e ali que achei interessante não foi uma leitura fluida e nem curiosa ou interessante. Algumas partes de como usar as espadas foi o que mais gostei.

Se você gosta de livros com essa pegada essa temática vai gostar e muito dele, leia e mate sua curiosidade agora se você for como eu e esse não é o tipo de história que vai lhe agradar não leia.

P.s: Esta edição da Jardim dos Livros tem primorosa tradução, direta do japonês, do professor doutor Wataru Kikuchi, diretor do Centro de Estudos Japoneses da USP. Um caderno de fotos, pinturas do autor e mapas de batalhas do Japão antigo tornam o livro, além de tudo, uma requintada obra de arte, inclui ainda páginas para anotações do leitor.

"Se guardares rancor contra os outros, eles têm controlo sobre ti."

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.