terça-feira, 17 de março de 2015

Crítica: O Fantástico Mundo dos Elementos {Livro}


A genialidade de Bunpei Yorifuji


O autor incia, o leitor apresentando um pouco de quais são os elementos do sol, universo,terra. Há também, a explicação dos elementos na antiguidade, na idade média, e atualmente. Depois inicia-se o segundo capítulo, em que o autor vai iniciar, o processo de explicação da tabela periódica. O que é divertido e ajuda muito a não só memorizar, mas aprender os elementos é essa forma divertida em que o autor apresente eles a nós.
A Editora Conrad, não só caprichou, com a diagramação, trabalho interno, material gráfico entre outros detalhes que fazem você se apaixonar pelo livro como caprichou muito ao publicar ele aqui no Brasil.

Yorifuji apresenta ao leitor (estudante), a diferenciação dos elementos, explicando sobre a diferença de penteado, roupa, forma entre outros detalhes. Abaixo, deixo uma imagem em que vocês poderão conferir uma das formas em que o autor diferencia os elementos.



Depois de inciar, o leitor a estas diferenças, autor começa a explicar cada elemento da tabela periódica. Por exemplo no capitulo três, o autor da incio aos elementos do período 1-3 e número atômico 1-18. Um dos exemplos de como o autor nos explica como, para que serve entre outros pontos a mais é elemento Lítio da página 69, como você pode ver abaixo (amplie a imagem para melhor visualização).

Aqui o autor, mostra acima a localização do elemento na tabela, o seu nome, ponto de fusão, ebulição e densidade. Como também o ano em que foi descoberto, como também algumas informações a mais conforme os desenhos mostram. Ex: O lítio é um elemento que queima com uma cor vermelho brilhante, ele tem belas cores, sendo essas usadas em fogos de artificio. Ele também é usado em bateria (pilhas), celulares etc.

O livro traz consigo, uma tabela periódica, com os elementos desenvolvidos/trabalhados no decorrer do livro. E olha como ficou a tabela periódica: Não concordam que é muito mais divertida, de estuda-la assim?? (Você pode ampliar as imagens para enxergar melhor, os detalhes da tabela.)


Esse é um livro que não tem muito o que descrever, o que me leva a loucura para tentar passar a vocês o que achei a respeito dele, e do porque ele ter recebido as minhas cinco estrelinhas. Hummm ... vou tentar, mas não garanto que estas poucas palavras expressem tudo o queria falar a respeito.

Quando comecei a lê-lo, disse "Só podia se Japa" ... Gente sabemos que a educação asiática é melhor que a nossa, nisso nem tem como discutir. Acredito que um dos motivos, é essa didática diferente para ensinar conteúdos que não são 'moleza' a molecada.

Escolas, professores conheçam o livro "", e se puder peçam a suas instituições para adquiri-los, pois acredito que seus alunos e futuros, alunos vão aprender muito mais dos elementos e da tabela periódica com esse livro. Se na minha época, encontrasse esse livro, ahhh com toda certeza eu amaria muito mais a química, a física. Fica aqui uma opção de didática diferente!

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.