domingo, 29 de março de 2015

Crítica: Os filhos de Odin

"Eu transformarei esse conhecimento que tenho em sabedoria - disse Odin. -, para que as coisas que vão acontecer sejam mudadas da melhor forma."

"O corpo estava em chamas, exceto o coração. E Loki, em sua fúria, pegou o coração da bruxa e comeu. Oh, negro e terrível foi em Asgard o dia em que Loki comeu o coração que as chamas não podiam devorar"



Antes de dialogar com vocês sobre o que achei do livro (narrativa/história) quero falar um pouco sobre o autor, capa e diagramação.

Sobre o Autor: Padraic Colum, é um autor irlandês que nasceu em 1881, e viveu 91 anos. foi um poeta, romancista, dramaturgo, biógrafo e pesquisador do folclore irlandês. Foi uma das figuras-chave da Renascença Céltica. "Os Filhos de Odin" (título original: Children of Odin: Nordic Gods and Heroes), foi traduzido neste ano de 2015 aqui no Brasil, por Santiago Nazarian e publicado pela Editora Única.

Sobre a Capa: A capa que a editora criou é bonita e chama a atenção dos fãs dos quadrinhos e de quem assistiu os filmes, mas ela têm muitos poréns, tais como: O fato das chamadas, as mensagens que chamam atenção do leitor não estareis viáveis com os conteúdos, pois aqui o recado é o seguinte "Os mitos que deram origem aos quadrinhos e filmes da Marvel". Não é bem assim a história da Marvel não segue a mitologia rigorosamente, ela apenas se inspirou na mitologia nórdica. Como eu disse eu gostei da capa, mas ela me remete a um conteúdo diferente do que é o livro traz. Digo isso, pois quando bati de cara com a capa de "Os Filhos de Odin", a impressão que tive é de que se tratava de um livro inspirado na mitologia nórdica, que a narrativa traria esse tema de plano de fundo para a história, e não de que na verdade se tratava de um livro sobre a mitologia, com contos nórdicos. Então ao meu ver, as chamadas e as capas deveriam ser outras. Eu não odiei a capa, mas como amante da mitologia, desejaria que a capa deste livro que por sinal é magnifico tivesse, algo que fosse melhor, mais cabível, se me entendem. Para finalizar, se a capa tivesse a imagem ou ilustração de uma Yggdrasil, a ela seria PERFEITA!

Sobre a diagramação: A Editora Única, como sempre só tenho elogios a respeito, pois desde a parte da revisão lexical, aos detalhes internos do livro, a editora, mantém uma linha muito caprichadinha e agradável aos olhos. Aqui em "Os Filhos de Odin", a editora manteve o capricho. No interior encontramos o livro dividido em quatro partes, sendo elas: Parte I - Os habitantes de Asgard, Parte II - O Coração da Bruxa, Parte III Odim, o andarilho e Parte IV - A espada flamejante e o crepúsculo dos deuses. A fonte é times tamanho doze, a separação de texto é padrão, não há capítulos, como disse o livro é dividido em partes e em cada partes, há um número de contos, e cada conto tem seu título especifico. A abertura de cada um segue pelo título grande, logo abaixo a primeira letra que inicia a narrativa do conto recebe uma fonte diferenciada da do resto do texto. Isso se segue em todos os contos.

Enfim, sobre o que eu achei do livro: Eu já falei que sou apaixonada por mitologia? Se não falei vamos lá! Desde a época de escola, em que comecei a ouvir sobre mitologia, fiquei encantada, e desde então sempre estou procurando mais sobre. Mitologia Nórdica e Egípcia, eram a que menos tinha informação, agora me falta saber mais da Egípcia, pois com esse livro consegui adentrar mais ao mundo Nórdico.
Os contos, são ótimos. A narrativa é rápida, e fácil de ler, quando você perceber terminou o conto. Os contos são curtos, não são extensos, e com isso você nem percebe quando termina o conto e o livro.
Não sei se falei o suficiente, mas espero que se você como eu ama mitologia, ou quer saber mais a respeito leia "Os Filhos de Odin". Conheça e tire você a sua opinião a respeito do livro.

Curiosidades sobre Freya:
-Filha de Njord um mítico rei da Suécia e Skade (Skadi), o deus do mar, e irmã de Frey, ela é a deusa da sexualidade, da sensualidade, da fertilidade, do amor , da beleza, da atração, da luxúria, ouro , guerra e morte, da música e das flores .
-Os felinos são sagrados para Freya, assim como os corvos e os lobos para Odin.
-Freya compartilhava os mortos de guerra com Odin. Metade dos homens e todas as mulheres mortos em batalha iriam para seu salão Folkvang.

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.