quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Crítica: As Gêmeas {Livro}


Segredos e laços que se rompem

Saskia é mãe de quatro filhos, incluindo meninas gêmeas idênticas. Ela tem um BA em Inglês e Literatura de Cambridge e um mestrado em Escrita Criativa da Royal Holloway. Ela trabalhou como editora de Saúde & Beleza, jornalista freelancer, escritora-fantasma e leitora de script. Assim como a escrita e a leitura, ela adora dançar tango e passear com seu cão.

Gosto muito dessa capa, esse livro entra na lista daqueles livros que eu leria apenas pela capa. As gêmeas a paisagem, é tão linda S2. Tanto a capa da frente quanto a capa de trás são belas. A diagramação é simples, mas bela mesmo assim folhas são amarelinhas, a fonte é tamanho doze, fonte times, os capítulos são separados contando com quarenta e quatro capítulos no total. A um detalhe nos números dos capítulos, o que me parece ramos de flores. Ainda no final do livro além das notas da autora, os agradecimentos, há também um guia de leitura e uma entrevista com o autor e por fim algumas dicas de escrita de Saskia.

As gêmeas conta a histórias das irmãos Isolte e Viola que sim são gêmeas como o título já nos sugere. Isolte e Viola Preciso comentar que pra mim os nomes delas, me incomodada, porque sinceramente eu acho eles feios. Mas esquecendo isso, e voltando para o que conta a história. Isolte e Viola eram irmãos inseparáveis, como gêmeos sempre são uma fazia de tudo para a outra, até que o passar do tempo nos mostra a separação delas. Isolte trabalha em uma famosa revista de moda em Londres, e ainda namora um fotógrafo que tem a vida que muitos sonhariam em ter, enquanto Viola, por sua vez, sofre de transtorno alimentar e a cada dia fica pior, decidindo se destruir sua própria vida, por estar consumida pela culpa, culpa esta que ela mantem em segredo, por bom tempo.
Iniciei o livro muito curiosa querendo descobrir qual motivo levou Isolte e Viola a seguirem não só rumos diferentes, mas a se separarem "sentimentalmente". Há segredos, que viram a tona, que vão invadir a vida das irmãs.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela visão de Viola enquanto Isolte é em terceira pessoa. A narrativa da autora foi tranquila para mim, não tive dificuldades com a leitura, ela fluiu fácil. Sarginson, optou por intercalar as vozes das personagens principais, alternando uma hora uma narra outra hora outra irmã, como também intercala muito bem o passado e o presente.
Os personagens foram bem construí dos, conseguimos enxergar muito bem a relação das irmãs gêmeas, isso acredito pelo fato da autora ter filhos gêmeos.

Um ponto negativo do livro é a revisão, pois o livro contém muitos errinhos de português. Outro ponto é alguns comentários de leitores e também de marketing do livro, onde eles falam que o livro é um triller, mas eu não consegui sentir a história assim. Porque eu trouxe esse ponto, porque enquanto lia ficava a espera de acontecer, de sentir o triller na história. Pra mim a história rolou bem mais como um drama. Enfim apesar de alguns pontos que me incomodaram na história, eu gostei de As gêmeas.

Procurei pela web outras capas do livro, mas só encontrei a capa da edição original, e o paperback que lembra a capa brasileira, mas tenho que comentar com vocês que eu gostei mais delas (as gêmeas) afastadas do que de perto e também o fato das irmãs estarem abraçadas. Que fique claro que apesar de ter esse porém eu adorei ambas as capas, pois não há grande diferenças entre elas. Aqui está a capa americana para vocês conferirem:

"Não fomos sempre gêmeas. Antes, fomos uma só pessoa."

"Mas são as pessoas que mais amamos que acabamos machucando."

"Nenhuma ação pode ser desfeita. Nenhuma palavra dita pode ser desdita. Existe apenas movimentos e mudanças, e a esperança de que o tempo possa levá-la longe o bastante do horror para torná-lo pálido e impreciso."

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.