segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Crítica: Livro da Loucura e das Curas {Livro}

Somos abrigados pelo passado.


O Livro da Loucura e das curas, da autora Regina O'Melveny, vêm agregados de mistérios sem esquecer o lado romântico entre outros sentimentos que fica impossível esclarecer. A autora, Regina O’Melveny é escritora, professora e artista plástica. Sua poesia e prosa foram publicadas em revistas literárias como a Bellingham Review, The Sun, The LA Weekly, Solo e Barrow Street. É vencedora do Poetry Award, da Conflux Press. Seu manuscrito Blue Wolves, uma coletânea de poemas com reproduções de suas assemblages, ganhou o Bright Hill Press Award na categoria “;poesia”;. Vive com seu marido em Los Angeles.(2013, Pg.9) "As águas se vão por anos e meses e, por fim, retornam ao lar. - Provérbio veneziano do século 16".

Para uma amante de livros, encontrar um livro que introduza sempre fatos com livros, que eles fossem temáticas das histórias contadas, e quando eu encontro essa temática simplesmente fico ansiosa, curiosa, e empolgante (meu outro eu fica a dar pulinhos),e pra meu deleite, a Editora Novo Conceito, trás para nosso publico O Livro da Loucura e das Curas da autora Regina O'Melveny.

Em questão do material gráfico e editorial, como marca da editora a capaz é simples, mas ao mesmo tempo rica e bela. Gostei da fonte escolhida para o título do livro, como gostei das imagens escolhidas e das paletas de cores escolhidas para o todo do livro. As orelhas do livro estão bonitinhas também, e a fonte escolhida para o texto é times, tamanho doze, os capitulos são separados e intitulados de: Capítulo 3, sempre acompanhado de um subtítulo abaixo, contendo ao total vinte e sete capítulos. Outro detalhe, são os números de páginas que vêm com um bolinha escura. Está contido no livro também um sumário, mapa! Todos estes detalhes agradam mais ainda a ótima leitura que este livro me proporcionou.

Preciso contar a vocês que, por mais que estive empolgadíssima pelo livro, não espera que ele ia me impressionar do jeito que ele acabou me impressionando, e não só isso preciso ressaltar a vocês que a cada nova página virada era uma surpresa nova, vide: (2013, Pg.17) "Tornei-me tão transparente quanto o vidro através do qual espiava, perigosamente invisível até para mim mesma. Foi então que percebi que deveria colocar a minha vida em movimento, caso contrário, eu desapareceria", ou novamente nesta citação: (2013, Pg.43) " Estava feliz por ter acesso à sala de estudos, mas, depois de algum tempo, minha alegria capturou um sabor amargo. Com o passar dos anos, a sala de estudos de meu pai se transformou em um estranho mausoléu em nossa casa com a sua ausência."

E a estória do livro se passa no ano de 1590,apresentada para nós leitores através dos olhos de Gabriella Mondini, médica de 30 anos, a procura de seu pai sumido de sua vida a anos, mantendo com ela apenas o contato de cartas que para Gabriella são de uma loucura sem sentido, intrigada ela vai a sua procura e ai parte para sua viajem que não será só visual mas emocional.

E só pra ressaltar mais um dos motivos de ter amado tanto o livro segue a citação: (2013, Pg.33) "Inda à beira-mar estamos agora, Como aqueles que pensam na jornada, Partem de alma, mas o corpo demora. (...) Murmurei esses versos do Purgatório, de Dante Alighieri, mas para mim mesma do que para meu pai. Ainda queria que ele me respondesse ao seu velho modo amigável; mas quando ele apenas permaneceu parado à janela, em silêncio, não repeti." Então preciso falar mais alguma coisa????

Os personagens estão bem criados, eles não estão com uma bagagem pesada e sim leve no quesito em que um acaba se destacando mais que um, aqui a autora deixa todos no mesmo nível. A narrativa da autora além de me deixar curiosa a cada novo fator introduzido na estória, é tranquila/sutil. Um livro que além de uma estória de amor, trás também informações importantes e interessantes sobre algumas doenças da época.

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.