sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Crítica: Após a tempestade {Livro}


Ela teve sua vida transformada por uma tragédia. Mas a vida oferecerá um novo começo...


O livro Após a tempestade da autora Karen White, foi o primeiro a ser trazido aqui para o Brasil pela Editora Novo Conceito, o segundo é De volta para Casa, do qual estou lendo no momento juntamente com outras leituras, e estou gostando bem mais, mas está opinião fica para quando termina-lo. Karen White vem de uma longa linha de sulistas , mas passou a maior parte de sua infância, em Londres , na Inglaterra e é um graduada na Escola Americana em Londres e tem um grau de BS da Universidade de Tulane . Ela atualmente mora perto de Atlanta, Georgia , com o marido e dois filhos, e um estragados cão Havanese ( que aparece em vários de seus livros) , Quincy. Quando não está escrevendo , ela gasta seu tempo lendo, tocando piano, e evitando a cozinha.

Em relação ao material gráfico, capa e diagramação interna do livro começo falando a respeito da capa: Gostei mais da capa Brasileira e do respectivo título bem mais que a da americana, pelo menos aos meus olhos ambos tiveram mais haver com a história do livro. Como de praxe as capas da Novo Conceito seguem o seu padrão, de simplicidade, sutileza e beleza. De detalhes, aqui o título se encontra em auto relevo, e as cores escolhidas para as fonte e fundo de capa combinaram com a imagem da capa. Em relação a diagramação interna, encontramos nele fonte times tamanho 12, e capítulos separados, contabilizando ao total 31 capítulos. A uma citação sempre abaixo do capitulo, seguido do nome do narrador daquele momento, e a data do acontecimento, quando não há mudança de narração de Julia ou Aimee, há apenas a citação sem conter o nome do narrador.

O diferencial é que o livro trás no final uma pequena entrevista com a autora, a respeito do livro e logo após algumas questões para se debater pessoalmente ou melhor num grupo de leitura, o que eu achei criativo.

O livro inicia-se com uma bela dedicatória aos Moradores do Golfo de Nova Orleans, seguido pelos Agradecimentos da autora, em seguida uma passagem pelo soneto 64 de William Shakespeare, e logo dando inicio a história do livro.

Quando li o título fiquei curiosa, e a primeira coisa que pensei a respeito é que seria um livro de cortar o coração.Depois meu segundo pensamento sobre o título foi que se tratava de alguma tragédia natural, espelhada em algum acontecimento da vida, ou da autora ou dela ter visto e pensado em criar algo a respeito. E sabe que minhas ideias a respeito do que se trataria a história apenas observando a capa não foram tão foras de contextos e a maioria se encaixou com a história de White.

A história gira em torno de Julie Holt, onde um mistério do passado rodeia a história juntamente com as inúmeras mudanças do seu presente. Julia precisa ajudar Beau, filho de sua amiga Mônica, do qual ela está com a guarda, além de continua a procura por sua irmã Chelsea. (2013. Pg. 130) " Por que a água recua, o sol nasce e as árvores voltam a crescer. Porque... - ela abriu os braços, indicando o jardim, a árvore e, imagino, toda a península de Biloxi - aprendemos que grandes tragédias são oportunidades para grandes gestos de bondade. É como se fossem lembretes necessários de que o espírito humano está vivo e bem, apesar de toda a evidência contrária. - Ela baixou as mãos. - Descobri que não tinha morrido e que, portanto, não tinha terminado"

A autora escreve de forma simples e gostosinha de ler, conseguindo assim prender a atenção do leitor na sua história. Os personagens e a trama estão bons, mas com algumas pontos negativos, dos quais para mim não atrapalhou a leitura, mas que não podia deixar de dividir com vocês. Tais observações são as de que a respeito da história é de que Após a tempestade, tem o fator histórico bem forte. A história se passa no presente e no passado e dentre as duas a que mais me prendeu e que gostei foi quando a narrativa voltava para o passado.

A trama está boa, tendo como um bom fator a ótima narrativa de White e como ela consegue nos deixar curiosos, mantendo um clima de suspense que não te deixa abandonar a leitura, pois você necessita descobrir o que acontece em seguida. (2013. Pg. 84) "Os olhos azuis da velha senhora se tornaram sombrios.- Acho que você vai ter que voltar para ouvir o resto da história. - Ela vai me dizer por que a Mônica foi embora? Aimee ergueu levemente os ombros. - Talvez. Espero que você tenha as peças que faltam para que possamos juntá-las. - Mas e se eu não voltar? Aimee virou a cabeça sobre o travesseiro e fechou os olhos, um leve sorriso pairando nos lábios."

Algumas ressalvas a respeito da história é de que a autora deixou furos, e situações na história que poderiam ser melhor desenvolvidos/explicados. Outro ponto é de que a autora se afobou com a finalização da historia.

Após a tempestade é um bom livro, mas com não o perfeito. Como dito eu gostei da história, mas sei que ela poderia ter sido bem mais do que foi.
Finalizando minha opinião a respeito de Após a tempestade, gostaria de saber de vocês o que acharam da história de Karen White?

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.