quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Crítica: Azul da cor do mar {Livro}

Em vez de fugir das lembranças, porque não ir atrás delas?


O Livro de Mariana Carvalho: Azul da cor do mar, é o segundo livro da autora a ser publicado pelo do selo Novas Páginas da Editora Novo Conceito. Marina Carvalho é professora, jornalista e mãe. Passa os dias diante de um objeto plano e retangular, seja o quadro negro da escola onde trabalha ou a tela do computador. Escrever é uma de suas maiores alegrias. Sempre foi uma ávida leitora. Está sempre com um livro debaixo do braço e outro na cabeceira da cama: eles são seus companheiros de todas as horas. Quando criança devorava as revistinhas da Turma da Mônica. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Minas e exerceu o cargo de assessora de comunicação. Hoje é professora de Língua Portuguesa e Literatura, não à toa, já que morre de amores pelas palavras. Simplesmente Ana é seu livro de estreia.

Adoro essa capa, gosto de capas com mares, praias e este foi um motivo de te gostado dela. A editora caprichou bem não só com a capa, mas com a diagramação interna do livro. Sim esse diagramação está impecável, e só por esse motivo eu já compraria o livro. Não sei como colocar em palavras o que ela trás de diferente, mas vou tentar colocar alguns pontos. A fonte escolhida pela editora é diferente, não sei especificar o tipo dela, mas além da fonte normal do texto nos deparamos com outros tipos de fontes em determinados momentos da história. Os capítulos são separados, sendo que sempre eles trazem consigo alguma ilustração de carta, maquina fotográfica, vaso de flor, tv entre outras. O livro conta com 28 capítulos mais epilogo.

Azul da cor do mar, trás a história de Rafa (Rafaela Vilas Boas), quando jovem avistou um misterioso garoto, do qual se encanta. Passado o tempo a única lembrança que Rafa tem é da mochila xadrez que ele carregava. Rafa cria uma fixação no garoto, do qual supri sentimentos até hoje.
Esse é o segundo livro que leio da autora. E sim eu inciei sua leitura, por causa do livro Simplesmente Ana, do qual gostei muito e só esse motivo me deixou curiosa a querer conhecer uma nova história de carvalho. E não me decepcionei, tanto no primeiro livro quanto aqui em Azul da cor do mar, a narrativa da autora me conquistou, envolveu e me prendeu do começo ao final da história. Foi um prazer virar a próxima página, o próximo capítulo.

A narrativa da autora continua a me conquistar, ela continua muito gostosinha de ler, e te conquista do começo ao fim. Apesar dos clichês de romance, não tem como você não se apaixonar por Rafa e Bernado. A criação dos seus personagens também está de parabéns, além de fazer com que nos apaixonemos por eles, conseguimos percebeu como eles foram bem construídos. Eu tenho amigos que cursam jornalismo, então quando lia Azul da cor do mar, pensava/lembrava deles.

Gostei muito da história de Mariana, e não vejo a hora de ler outro livro seu. Pra quem quer um livro nacional bom,com uma história de romance, mistério e até algumas risadas, não deixe de conhecer e prestigiar a autora, acredito que você vai gostar dele.


Alguns Quotes:

"... Melhor viver de uma ilusão e ser feliz do que encarar a fúria da realidade e me estrepar."

“Portanto, cada vez mais entendo que o papel do jornalista extrapola a transmissão de notícias. Temos o dever que mostrar a realidade do jeito que ela é, sem subterfúgios.”

"-Porque eu amo escrever. E ler. E descobrir coisas novas, investigar, ser porta voz das notícias. Acho que é porque eu sou curiosa."

“Claro que eu já namorei, já saí com alguns caras, mas nunca consegui me envolver totalmente. Devo ter algum problema psicológico; só Freud mesmo para explicar minha fixação pelo garoto, o que me impede de ser livre para me apaixonar por quem quiser”

"- Meu problema é você! – Apontei o dedo para o peito de Bernardo – Você e suas ambiguidades, sua grosseria, sua mania de se achar o máximo. – Respirei fundo, mas não parei. Já tinha começado mesmo. – Desde que conheci você, não tenho um só dia de paz, de normalidade. Venho para o trabalho me perguntando o que devo esperar. Bernardo, você me trata mal, como se eu fosse um estorvo, uma peste. Eu nunca passei por isso na vida. Nunca!”

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.