quarta-feira, 9 de abril de 2014

Crítica: De Repente Acontece {Livro}

Um garoto, uma garota e a possibilidade de um amor verdadeiro.

O livro De Repente Acontece de Susane Colasanti, foi lançado aqui no Brasil neste ano de 2014.Este é o quarto livro da autora que a Editora Novo Conceito lança. A autora é formada pela Universidade da Pensilvânia e fez o mestrado na Universidade de Nova York. Foi professora de Ciências no início de sua carreira, mas hoje é escritora em tempo integral.

Depois de Tipo Destino, esta é a capa que eu mais curti dos livros da autora, preciso ressaltar a vocês que amei a editora continuar mantendo o padrão dos outros dois livros já lançado pela mesma editora aqui com o título Bem mais perto e Tipo Destino. Só esperando por você que fugiu do padrão dos demais livros. Neste exemplar os tons de verdes, rosa, azul encaixam perfeitamente com as demais paletas de cores escolhidas para capa, a imagem vêm só pra incrementar o resto, a lombada segue o padrão do outro livro aqui citado, lembrando a borrões de batom/maquiagem. Tanto a capa da frente com a traseira combinam em seus tons, e com a foto.

A capa é fosca, com o título em alto relevo, a lombada também recebe um alto relevo no nome do titulo. A diagramação interna está caprichadinha, sem enfeites, ou diferencial, mas bem elaborada. A fonte é times, tamanho 12, possuindo 286 páginas de histórias, estás estando divididas em 49 capítulos. Não posso esquecer de falar, que os capítulos são separados por data e hora como um agenda.

Definitivamente depois de quatro livros lidos da autora, não me sofra dúvidas de que o foco da escrita e o publico que a autora direciona seus livros, é o publico adolescente, posso tentar dizer que dos seus 12 a 16 anos.

De repente acontece vai contar a história de Sara, uma garota dedicada aos estudos, e que sonha entrar em uma faculdade, o que falta pra ela é um amor, para assim dizer completar o pacote, diferente de nossa outra história a de Tobey, que não quer nada com estudos, faculdade, o que ele deseja é que sua banda ganha a batalhas de bandas e que consequentemente façam sucesso e assim conseguir conquistar a garota da qual é apaixonado.

A autora optada por usar a linguagem em primeira pessoa, intercalando a história de dois personagens principais, sendo eles Sara e Tobey, o que nos permite conhecer os dois lados da história por visões, sentimentos diferentes.

(Pág. 35) "O problema do Tobey são os seus incríveis olhos azuis.... Provavelmente esses olhos azuis estão interferindo no meu pensamento lógico. Seja como for, pretendentes a roqueiros famosos não fazem meu tipo".

Colasanti é uma das leituras que separo para aqueles dias em que eu me sinto nostálgica, querendo relembrar um pouco da minha adolescência. É nesses momentos de querer entrar nesse mundinho, relembrar, paixões intrigas e momentos bobos ou não que eu gosto de te rum livro da autora em mãos.
O que falar da narrativa da autora a não ser as mesmas palavras "muito fácil e tranquila de se ler". Tentando acrescentar um pouco mais, o texto da autora, é de rápida leitura, não há acontecimentos que façam você retornar a folha anterior para entender, é uma leitura leve e ótima para se ler depois de uma leitura densa, é um bom passatempo, pra quem gosta da temática é claro.

Apesar do clichê, achei o livro bom. Tanto os personagens secundários quanto os principais, são bem construídos, mas não consegui encontrar um preferido ou que me deixava a pensar ter ou não algo em comum, acabei por não me apegar a nenhum. Como de praxe Colasanti, traz a nós leitores mais um romance adolescente que já não se encaixa mais com minha idade material, mas se encaixou direitinho com a idade espiritual. (Risos)

(Pág 178) "Josh volta do bar.- Vamos? - pergunto a ele. - Aonde? Você não ia dançar com a Maggie? Vou, mas posso fazer isso sozinho, papai! Quero dançar com a Sara, então já vou indo. No caminho, Josh pergunta: Como está o meu cabelo? Péssimo. Vou ter pesadelos a semana toda. Fala sério. Tá tudo bem, você está ótimo"

Para finalizar, ou digamos tentar encerrar minha opinião, quero dizer que mesmo com seus pros e contras como seus poréns falados a respeito do livro não posso deixar de falar que a autora com sua narrativa agradável consegue me prender juntamente com o clima que me levou para meus anos de ensino médio, um dos motivos de me prender até que termine seu livro, não que ela tenha me conquistado, mas ela me proporcionou uma boa tarde divertida.

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.