domingo, 6 de abril de 2014

Crítica sobre: Poder {Livro}

(Pág. 61) "Não acho que você devia tocá-la desse jeito - disse Petra enquanto entregava um pequeno frasco do antisséptico natural de sua avó ao caçador. - Ela está dormindo. Você não pode sair por aí tocando garotas enquanto dormem."


Poder é o terceiro e ultimo livro da saga encantadas escrito por Sarah Pinborough e lançado aqui no Brasil pela editora única. Pinborough é uma autora britânica. Seus contos foram publicados em várias antologias e ela também escreveu o décimo volume de Torchwood, Into the Silence, para a BBC Books. Sarah foi duas vezes pré-selecionada para o British Fantasy Award for Best Novel e quando ela não está escrevendo, normalmente pode ser encontrada rindo com os amigos e bebendo vinho, provavelmente com um gato no colo.
O trabalho da Editora Única continua impecável, fantástico. Não tenho nem palavras para explicar o quanto eu amei e continuo amando o trabalho que ela vem realizando com as capas da saga. Depois de Veneno essa é a capa que eu mais curti. Como nos demais, achei muito criativo o marcador descartável na última página do livro. E a diagramação interna o que falar a não ser belíssima.

Poder é uma releitura dos contos de fadas, tendo em foco aqui o conto da Bela adormecida que se entrelaça com o da Bela e a Fera, além de ter outros contos que complementam a história, nestes aparecem novamente o príncipe (dos infernos e nada de encantado), o caçador (vem ni mim), e os novos personagens, chapeuzinho vermelho, a avó da chapéu, o lobo mal (pula de felicidade, quica no chão e uiva pra lua), Rapunzel, Malévola, Rumpelstiltskin (bate palmas), lembro destes se esqueci de mais algum me perdoem.
Definitivamente este é o livro que mais gostei da saga encantadas. Recapitulando os dois anteriores, Veneno foi uma introdução a história mais fraquinha, deixou-me curiosa, mas não tinha me atingido, já feitiço acabou me conquistando mais, além de firmar o meu amor pelo caçador (o homem tchutchuco esse), pra finalizar, Poder foi o livro que fechou a série e esse sim me deixou com gostinho de quero mais, e quando terminei fiquei repassando tudo interligando com os outros livros pra preencher os vazios que eles tinha deixado. (Sim eu sei que os vazios eram necessários no outros). 
Como citei aqui os foco agora é em novos personagens, antes era na Branca de neve e na Cinderela, Agora é na Bela de A Bela e a Fera e Bela Adormecida. Como citei, meu conto favorito sempre foi o de A bela e a Fera, depois Chapeuzinho Vermelho seguido por Rumpelstiltskin, os contos de Cinderela e Bela adormecida não têm muita graça pra mim, mas gostei da roupagem nova que autora deu a eles, como também gostei da releitura da chapéu e do que ela fez com a Bela, eu curti muito o rumo que ela deu a personagens, mesmo com um porem que me irritou um pouco, mas que não posso dividir senão é spoiler.

A Narrativa de Sarah Pinborough, é simples, e de fácil entendimento. Poder é uma leitura leve, e rápida de ser lida. Preciso confessar que eu devorei Poder, que quando cheguei ao finei, fiquei tipo, poxa esse foi como o vento, mas senti a história passar, e quando vi estava finalizando-o. Como nos demais livros a história possui algumas cenas mais quentes, mas nada que eu possa dizer maiores de dezoito, são cenas de sexo, mas sem estarem carregadas na temática sexo.
No final do livro encontramos uma entrevista que a autora concedeu a editora e em umas das perguntas foi: "Então todas as histórias acontecem simultaneamente?" A autora diz que Veneno seria o segundo sendo que feitiço seria o primeiro e enfim Poder fechando a trilogia, já eu vejo como primeiro o livro Poder, mas entendo que se ele fosse o primeiro estragaria um pouco o finalzinho de Feitio, mas se você pegar os recortes da história dos três livros a ordem seria: Poder, Veneno e Feitiço.

Têm coisas que eu gostaria de dividir com vocês, outras opiniões e fatos que aconteceram que ficou perambulando por minha mente, mas se eu o fizer seria spoiler, então o que vou fazer é me aguentar até encontrar alguém para importunar. #Risos 
Não quero me estender muito para que não fique desgastante a quem passa por aqui e leia minha opinião, então pra tentar arredondar minha opinião, o que quero falar é que o livro como os anteriores têm seus pós e contras, você pode gostar como também pode odiar, isso vai depender além do gosto pessoal, como também da boa mão ou não do autor. Procuro colocar sempre minhas sensações, empolgações ou não para que o leitor veja a partir dos meus olhos o que eu achei. Mas meus gostos são meus e nem sempre são compatíveis com todos então se você ler e não achar o que eu achei do livro é compreensível, apenas quero deixar ressaltado que para mim o livro e a trilogia em suma foram leituras agradáveis e conseguiram me conquistar. Não é que Poder, tenha se tornado o melhor livro do mundo, mas dentro de toda minha avaliação, desde capa, história e gosto pessoal o livro não teve como não receber cinco estrelinhas. Enfim Adorei Poder, e só de estar opinando sobre ele me deu vontade de voltar e relar alguns trechos.
A poesia deixada no final com o título 'O Fim... ou é apenas o começo', deixa para o leitor além de algumas dicas, uma pulguinha atrás da orelha 'Acabou'. Bom o que vem na minha mente, Contos de fadas, maldições nunca têm um fim, apenas um novo Era uma Vez!

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.