sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Crítica: Olho por olho {Livro}

Garotas Crescidas não choram...
Elas acertam as contas!

O livro Olho por Olho é o primeiro livro da série com mesmo nome, escrito pelas autoras Jenny Han e Siobhan Vivian, traduzido aqui no Brasil pela editora Novo Conceito.

A autora, Jenny Han é autora best-seller do The New York Times e tem mestrado em Escrita Criativa pela New School. E a autora Siobhan Vivian é graduada em Escrita para Filmes e Televisão. Atualmente é professora na Universidade de Pittsburgh. É autora também de Não sou este tipo de garota e Conselho de amiga. Já li algo da Siobhan Vivian e não gostei, mas nunca li nada da outra autora Jenny Han, e acredito que foi ela que fez o livro ficar melhor.

O que falar do kit de novo conceito o livro olho por olho foi kit que eu mais gostei. O kit vem acompanhado de uma caixa personalizada, lembrando as meninas da capa, mais marcador personalizado, e um boneco de Vodoo com coração com algumas alfinetes para você espetar e claro o livro Olho por Olho.

Sobre a arte gráfica, a editora manteve o padrão da original com algumas mudanças que me agradaram mais que a original. A capa vêm com a imagem de três meninas (as protagonistas da historia). e não podia deixar de comentar com vocês que a capa me lembrou muito Pretty Little Liars!!
Continuando a respeito do livro eu gostei muito da capa, além de achar ela bonita ela me causou curiosidade e o titulo chama a atenção, deixando-nos curiosos pela leitura de olho por olho. Mas não posso esquecer de dividir com vocês minha opinião um pouco negativa também, pois ao mesmo tempo que o titulo e material gráfico me chamara a atenção, pensei que o livro seria bobo, sem muita tensão por causa do outro livro que li da Siobhan Vivian, que não me agradou, ai acabei não tendo expectativa com o livro, e não dar valor a ele, me deixou surpresa quando comecei a leitura, pois me surpreendi bastante com o livro.

E a diagramação interna o que falar dela, ela é simples, fonte times doze, não tem detalhes de ilustrações, os capítulos são separados por nome das três personagens: Mary, Kate e Lillia. Ao total são quarenta e dois capitulos instigantes e tensos.

E eu que pensei seria uma Duologia, na verdade é uma trilogia. (2013, Pg 108) “Nadia dormiu na casa de um rapaz. E não um rapaz qualquer. Lindy. Um cara que eu achava que era meu amigo. Alguém que jamais faria algo assim. Não sei por que fui tão ingênua. Rapazes, eles não merecem confiança. Nenhum deles.”

O livro está bem escrito/ elaborado, não mostrando a diferença de narrativa das autoras. A narrativa é simples, de fácil leitura, quando menos esperar você acaba finalizando a leitura. Os personagens, são bem construídos, e elaboradinhos, conseguindo conversar bem com os leitores, do gênero. Fora os personagens principais, os secundários, e os necessarios para a trama acontecer também estão bem elaborados/escritos. Sobre as personagens principais, alguns pontos para ressaltar sobre, Mary,é bem misteriosa, o que te prende atenção e te deixa curioso pra descobrir mais a respeito dela. A Lillia chamou minha atenção por ser asiática adoro olhinhos puxadinhos, já a Mary aqui tem um foco um pouco maior que as outras, não que as outras não apareçam, mas a história gira mais em volta de Mary. (2013, Pg 240) “ Não quero matá-lo digo, para deixar bem claro. Só quero que ele sinta um pouquinho da dor que eu senti. Nem sei se isso é possível. Vamos ajudá-la, Mary. Vamos fazê-lo pagar pelo que fez. - Lágrimas estão escorrendo pelo rosto de Lillia, mas há fogo em seus olhos.”
Olho por olho é um livro jovem, bem escrito e com temas polêmicos como bulling, e a união de amigas atrás de vingança pura, sem peso na consciência. Querendo descontar suas opressões e ser quem oprime agora.

Para finalizar minha opinião sobre, o livro deixo as palavras da colunista Daiane, que leu Olho por Olho em conjunto comigo:


Olho por Olho nós conta a história de três adolescentes Lilian, Mary e Kat. Os capítulos são curtos e rápidos e sempre são narrados por uma das nossas três personagens principais. O livro Olho por Olho conta uma história de amigas que sofrerão Bullying ou decepção e que ao mesmo tempo decidiram se vingar de cada pessoa que lhe causou sofrimento e assim começa a história de olho por olho. A capa é bonita, as fontes são declaradas e fácil de ler . Dois trechos/quotes que chamaram minha atenção entre muitos, são os seguintes: "Mas não vou ligar.E não vou responder as mensagens dele,nem os emails. Não até estar certa de que ele aprendeu a lição. De que não deve mexer comigo." (....) “Eu devia ter guardado essa ideia de vingança só para mim. Vingança é para ser uma coisa solitária.”

Olho por Olho é um livro 'legal'. Leitura rápida, para se ler em um dia. Mas não espere nada além disso. O desenvolvimento do enredo e personagens é fraco, mas ainda assim, fiquei um pouco curiosa para ler o próximo livro da trilogia. Esse livro nós mostra que vingança nunca é bom, não nós leva para lugar algum e no final podemos ficar arrependidas, mas daí será tarde demais.

Eu para falar a verdade gosto de livros com conteúdo mais pesado, com mais detalhes sobre personagens e sobre o assunto retratado. Me conquista se for de terror, suspense e aventura e com uma história que me prenda do começo ao fim, tenho que mergulhar no livro, ter turbilhões de emoções que chego a trazer para minha vida real e que a história siga pro resto da minha vida, em Olho por Olho não há o terror, mas há um suspense e uma falta de caracterização que me chama mais atenção, assim impulsionando a minha leitura.

Se você têm o gosto que nem o meu, e quer uma leitura rápida e leve, e com conteúdo jovens que não é só pra jovem conheça Olho por Olho ;)


Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.