domingo, 19 de janeiro de 2014

Crítica sobre: Veneno {Livro}

(2013. Pg104) "Beije-me como ela o beijou - murmurou ela, com o hálito fervendo e a pele quente. - Por favor.E o caçador, amaldiçoando a si mesmo, a beijou." 


O Livro Veneno é o primeiro de uma trilogia escrita por Sarah Pinborough, publicada aqui no Brasil pela editora Única, da qual já publicou o segundo volume chamado Feitiço. Sarah Pinborough é uma autora britânica. Seus contos foram publicados em várias antologias e ela também escreveu o décimo volume de Torchwood, Into the Silence, para a BBC Books. Sarah foi duas vezes pré-selecionada para o British Fantasy Award for Best Novel e quando ela não está escrevendo, normalmente pode ser encontrada rindo com os amigos e bebendo vinho, provavelmente com um gato no colo.
O trabalho da Editora Única esta impecável, fantástico. Não tenho nem palavras para explicar o quanto eu amei essa capa, e achei muito criativo o marcador descartável na última página do livro. E a diagramação interna o que falar a não ser belíssima.

Bom vou tentar ressaltar alguns pontos da diagramação do livro. A editora optou pela fonte times tamanho doze, capítulos separados tendo eles cada um um nome, como "Capitulo - 9 Vamos nos casar". o livro conta com adornos nos cantos acima da página em cada abertura de capitulo. Ao total são doze capítulos mais epilogo. Além de adornos nas aberturas e finalizações de capítulos a também os marcadores de passagem do tempo ou narração uma haste com trepadeiras?
Veneno é uma releitura dos contos de fadas, tendo em foco aqui o conto Branca de Neve, que é interligado com João e Maria e Cinderela, não lembro se teve mais algum conto citado, pois acabei demorando pra fazer a resenha e não estou lembrada da citação de outro nome.
Comecei a leitura de Veneno pensando em dar umas quatro estrelas para o livro, mas no decorrer da narrativa ela acabou ficando sem meia estrelinha. Em relação ao material gráfico tanto de diagramação quanto de trabalho gráfico a editora recebe um belo dez, pelo trabalho belíssimo que teve com o livro. Na questão trama a autora acabou perdendo alguns pontinhos comigo por causa de alguns furos e explicações que não foram explicados no livro.

A Narrativa de Sarah Pinborough, é simples, e de fácil entendimento. Veneno é uma leitura leve, e rápida de ser lida, mas não se enganem que a autora consegue nos deixar agoniadas conforme ela vai dando o rumo dos personagens. O_O Não consigo entender esse final, não concordo com ele, e quando terminei foi assim que fiquei com a boca aberta e com uma veia saltada na testa. Não vejo a hora de ler Feitiço e ver o que acontece no próximo livro, se terá alguma explicação para o rumo que a autora deu a história e o que ela fez com a história de a Bela e a Fera que é o meu conto favorito.
Mas e os personagens, eu particularmente gostei de como ela levou a histórias deles. No momento que esqueci o "Repense seus Vilões" e adentrei a história com o ponto de vista do mocinho comecei a gostar deles, e torcer por eles. Também gostei de como a autora interligou os personagens de outros contos com o de Branca de Neve. Até então das releituras que li a respeito de Branca de Neve, juntamente com as adaptações fílmicas, tenho gostado mais do caçador que do príncipe encantado.

Preciso ressaltar alguns pontos negativos: A chamada "Repense seus Vilões", para mim está equivocada, pois dá a entender que nos veremos mais a visão do vilão que dos mocinhos, e que a história seria bem de outro tipo de ponto de vista do qual eu não vi no livro, outro ponto é a chamada Sexy e Sarcástico, posso concordar que o livro tem seus momentos sexy, poucos, mas têm... eu só não achei a parte sarcástica? E por último o que preciso dividir com vocês é que autora deixou algumas lacunas, o que me deixou receosa a me perguntar, se ela vai explicar no próximo livro. Bom ela não pode nos deixar sem uma explicação e é o que eu imagino que vá acontecer por causa que cada livro é por um ponto de vista das mocinhas, esse Branca de Neve e o próximo Bela, então fico aqui a roer unhas e me perguntar se Sarah poderia ser tão cruel com os leitores, deixando esse final maluco aberto.

Veneno foi uma leitura agridoce, em que eu gostei da história, mas não concordei com a direção que a autora levou os personagens. E mesmo com seus prós e contras, não tive como não me apaixonar pelo livro. Eu só espero mais dele em Feitiço, que a narrativa e a trama me conquiste mais que em Veneno. Por enquanto continuo a roer minhas unhas a espera da continuação.


Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.