segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Crítica: O Nariz {Livro}

"Como o nariz podia andar sozinho? E, no entanto, ele o viu — o nariz, vestido de uniforme, entrando na catedral."

O Livro que vim trazer hoje aqui é "O Nariz " escrito por Nikolai Gógol publicado no ano de 2021, possui 160 páginas e foi publicado aqui pela Antofágica.

Um barbeiro encontra um nariz dentro do pão que ele está cortando. Esse nariz, na verdade, pertence a um funcionário chamado major Kovaliov. O problema é que o nariz desapareceu do rosto dele sem explicação! E pior: o nariz ganhou vida própria, anda sozinho pela cidade e até se veste como um oficial importante.

"Sem nariz, um homem não é respeitado. Ele não pode se apresentar em lugar algum. O nariz é quase mais importante que os olhos."

Não iria pegar mais nenhum escritor Russo, pois apensar de não ter odiado os livros anteriores entendi que pra mim não era uma leitura do momento, quem saiba no futuro, contudo fiquei curiosa por esse pequeno livro e acabei escutando eles enquanto estava a fazer outras atividades e apesar de continuar com aquele sentimento de não é leitura pra mim no momento acabei gostando muito da história, pois ela me fez rir em alguns momentos.

No inicio você fica pensando na criatividade do autor ao usar uma parte do corpo para criar uma história que no começo é estranha e engraçada, maluca, mas ao mesmo tempo que é uma história doida e criativa ao mesmo tempo.

"Como poderei aparecer em sociedade agora? Que moça há de se interessar por mim? O nariz sempre foi minha parte mais notável!"

Por fim parando para pensar sobre a história e abandonado a maluquice do nariz ter vida própria você percebe que Gógol usa essa situação absurda para criticar a sociedade russa da época, que se importava demais com aparência, status e títulos.

O nariz é uma leitura divertida que acabou por me surpreender muito. Fora a história as notas sobre o texto são ótimas e auxiliam muito no decorrer da história. Então se você como eu não é muito da literatura Russa, ou que no momento ela não é o tipo de livro que vai funcionar com você, conheça  "O Nariz", pois vai gostar e se divertir com essa história.

"É espantoso como certas coisas acontecem no mundo: às vezes, um nariz desaparece de um homem, e, outras vezes, ele aparece como se nunca tivesse desaparecido."

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.