O Livro que vim trazer hoje aqui é "Edgar Allan Poe, Contos de ficção científica" escrito por Edgar Allan Poe publicado no ano de 2025, possui 480 páginas e foi publicado aqui pela Aleph.
Aqui você vai encontrar um compilado de contos que possuem comentados por Martha Argel e Humberto Moura Neto onde você encontra contos com temáticas como: visões do futuro, viagens extraordinárias e aparatos tecnológicos que acabam se misturado a especulações sobre as fronteiras da vida e da morte.
Neste segundo pedido de leitura pedi o segundo volume de Jurassic park e além do meu pedido recebi este livro e mais um. Fiquei feliz demais com os recebidos a mais além de que quando vi este livro sendo divulgada já havia colocado ele em minha lista de desejados e graças a querida da Aleph realizei esse desejo.
Já li dois livros de contos do Poe "Contos obscuros de Edgar Allan Poe" e "A Carta Roubada, E outras histórias de crime e mistério", este é o terceiro livro do autor que leio e não é por puxar saco, mas de todas as edições que tenho esta é a mais bonita e mais caprichadinha, tanto que não costumo colocar fotos dos livros em resenhas e este eu vou ter que postar para compartilhar com vocês um pouco desse trabalho.
Uma das coisas que já me chamou atenção no livro é a forma como foi disposto os contos, estes sendo divididos em parte como mostro nas duas imagens de aberturas desses contos:
Pare 1, chamada de "As assustadoras aventuras marinhas de Poe" encontramos dois contos. Um dos temas que têm me deixado curiosa, mas que eu já gosto muito nos filmes são os eventos climáticos e aqui nos encontramos dois contos que além dessa temática ainda temos histórias marítimas, mas com aquela pegada sobrenatural.
Pare 2, chamada de "Poe e seu interesse pelo mesmerismo" encontramos três contos. Esse tema foi bem surpresa para mim, pois não conhecia sobre o "mesmerização" não tinha ideia sobre o que era e o bom desse livro que para além dos contos as notas te ajudam muito a compreender mais os contos. Aqui você vai ter o lado místico e espiritual nas histórias.
Pare 3, chamada de "O jornalismo insólito de Poe" encontramos dois contos. Essa parte foi a mais divertida e engraçada pelo menos para mim, pois a forma como Poe conta suas histórias 'mentirosas' (se posso chamar assim) sobre travessia pelo Atlântico em um balão além do que posso chamar Alquimia, onde ele nos conta as experiências de um química criando ouro.
Pare 4, chamada de "A filosofia de Poe em diálogos" encontramos três contos. Nesta parte foi onde eu dei mais uma remadinha para ler, mas não porque não gostei, mas não sei como por em palavras, pois diferente dos outros contos esses demoraram mais para engrenar na leitura, mas eles não são ruins só que as outras três partes me instigaram mais.
Pare 5, chamada de "O humor satírico de Poe" encontramos quatro contos. Essa é a parte onde encontramos mais contos e outra parte que junto com a terceira me deixou bem alegre e me diverti lendo eles. Aqui encontramos sátiras e deboches à sociedade.
Poe pra mim beira entre eu gostei de ler e não gostei de ler, pois sua linguagem nem sempre é tão compreensível, contudo com essa edição eu não tive isso, pois os comentários em cada conto fizeram a experiencia em cada um deles mudarem e tornar a leitura mais agradável, pois não só esses comentários e sim a apresentação do conto explicando para o leitor como que surgiu a ideia e nos mostrando o lado científico que as histórias carregam.
Já comentei, mas acabei me repetindo, pois estou apaixonada no capricho dessa edição. Adorei a capa, a escolhas das ilustrações, fonte, paleta de cores me agradaram e muito. A parte interna, a diagramação, as notas que acompanham cada conto. A abertura para o inicio das partes onde encontraremos os contos está linda, as notas que acompanham os contos além de ajudar nos deixam compreender mais o conto lido.
Abaixo imagem para referencia da abertura onde vemos o texto que nos auxilia ao conto e depois a abertura com o conto:
Não se pode esquecer de comentar sobre A apresentação do livro, o Prefácio e o Posfácio onde encontramos um ótimo texto sobre o autor e a ciência, que torna a leitura mais interessante além de matar a curiosidade sobre as histórias de Poe.
Por fim preciso novamente comentar e falar que a Aleph e os organizadores Martha Argel e Humberto Moura Neto, estão mais que de parabéns pelo belo trabalho feito nessa edição, estou sem palavras ou repetitiva demais, mas oq eu falar a não ser que eu amei.
Só pela edição e o capricho em que o livro foi elaborado colocaria ele nos meus favoritos, contudo teve alguns contos que não me prenderam tanto quanto outros, ele é nota 5 só não foi para meus favoritos.
Se você gosta da escrita, das histórias de Poe conheça esse trabalhado dele pela Aleph, pois vai gostar e muito dos contos separados e com toda certeza esse é um daqueles livros que vão deixar sua estante mais linda ainda.
P.s: Este livro recebi da parceria que consegui neste ano de 2025 com a Editora ALEPH contudo quero ressaltar a vocês que mesmo sendo um material recebido de parceria minha opinião é de coração e sincera sobre o que eu achei da história.
👉Onde comprar: https://editoraaleph.com.br
Selo de Leitura:





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.
↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.
↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!