segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Crítica: O príncipe sapo e outras histórias {Livro}

O Livro que vim trazer hoje aqui é "O príncipe sapo e outras histórias" escrito por Irmãos Grimm publicado no ano de 2008, possui 208 páginas e foi publicado aqui pela L&PM.

Jacob (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859) foram eruditos alemães, estudiosos de literatura, de filologia, e autores das mais célebres e clássicas histórias para crianças em todos os tempos.

Os contos que encontramos 24 contos: O príncipe sapo, João Fiel, A luz azul, A gata borralheira, O jovem gigante e o alfaiate, Os corvos e o soldado, Abibe, João e sua esposa maria, Cereja ou a Noiva-sapa, Mamãe Holle, A água da vida, Pedro o guardador de cabras, Os quatro irmãos sabidos, Os bosques dos duendes, A salda, O nariz, Os cinco criados, Pele de asno, O noivo ladrão, Os três preguiçosos, Os sete corvos, Rolando e passarinho de maio, O camundongo o pássaro e a linguiça e Zimbo.

Dos contos os que eu conheço e já li são: O príncipe sapo, A gata borralheira. Esse volume foi o que mais me trouxe surpresas, pois como acabei de comentar só conhecia dois contos e os demais foram todos novidades.

É dificil não conhecermos "Os irmãos Grimm", até para quem não lê acredito que o nome não soe estranhos, pois têm serie com o nome, têm filmes baseados nos contos principalmente os da Disney e acredito que com isso consiga se alcançar um grupo bem amplo.

Os contos de fadas estão por ai há séculos e acabam por inspirar muitos leitora e escritores que durante os anos têm eles como a fonte de inspiração para diversas obras, filmes e estudos desde a literatura a psicologia.

"A menina pegou no ossinho, embrulhou-o com todo cuidado num lenço e continuou seu caminho, até que chegou à montanha de vidro. A porta estava bem fechada, trancada com chave, e ela resolveu pegar o ossinho de galinha que estava guardado no lenço. Mas quando desembrulhou, viu que não tinha nada dentro do pano e que ela tinha perdido o presente que as boas estrelas tinham dado. -Conto Os sete corvos"

A narrativa é muito boa a escrita dos Irmãos Grimm, com uma linguagem simples e direta, o que torna os contos acessíveis a todo tipos de idade e públicos. Os contos abordam histórias que possuem temas relevantes e atemporais.

Como comentei no primeiro volume de contos dos Grimm, uma das coisas que acho mais interessante nos contos de fadas é que podemos ter várias interpretações sobre eles, o que para mim se torna divertido.

O contos pra mim na sua totalidade, mesmo gostando mais uns que outros merecem todas as estrelinhas, mas a folha branca não ajuda e por esse motivo eu tirei meia estrelinha, pois folhas brancas pioram minha enxaqueca.

P.s: Criei vários desafios esse ano e não ia criar mais nenhum, pois não sei nem se vou conseguir completar os desafios que criei para mim mesma, mas gostei da dinâmica do desafio da "Maratona Literária de Inverno 2025" criada por @aquelegf e resolvi participar e este foi um dos livros escolhido para a maratora.

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.