segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Crítica: Antes da Forca {Livro}

"Devemos perdoar nossos inimigos, mas não antes de serem enforcados."

Joe Abercrombie foi educado na Lancaster Royal Grammar School, só para rapazes, e na Universidade de Manchester estudou Psicologia. Tendo sempre o sonho de, sozinho, redefinir o gênero literário da fantasia, começou a escrever uma trilogia épica baseada nas desventuras de um bárbaro, Logen Ninefingers. Joe mudou-se para Londres, onde viveu em um cortiço de classe baixa com dois homens à beira da loucura. Com um esforço heroico e o apoio de sua família, Joe terminou A Lâmina, em 2004, sendo publicada junto de um público insuspeito em 2006. Desde então, a obra já foi publicada em catorze países e as sequências, Antes que Sejam Enforcados e O Último Argumento dos Reis, foram publicadas em 2007 e 2008, respectivamente.

Nesta ardilosa sequência de O poder da espada, o futuro da União está em três frentes de batalha – e nenhuma delas parece nem perto da vitória.

" - Eu imaginaria que sua dor lhe desse empatia.- Empatia? O que é isso? - questionou Glokta e estremeceu ao coçar a perna dolorida. - É um fato lamentável, mas a dor só nos faz sentir pena de nós mesmos."
" - Para mim, não ter medo é ostentação de idiotas. Os únicos homens sem medo são os mortos, ou talvez os que vão morrer. O medo ensina a ter cautela e respeitar o inimigo e a evitar se exceder por raiva. Todas essas coisas tem seu uso, acredite. Todo homem que vale alguma coisa tem medo. O que importa é o uso que você faz dele."

" - Qualquer um pode enfrentar a facilidade e o sucesso com confiança. É o modo como enfrentamos os problemas e os infortúnios que nos define. A auto piedade anda junto com o egoísmo, e não há nada mais deplorável num líder. O egoísmo pertence às crianças e aos idiotas."

A narrativa em terceira pessoa acompanha vários pontos de vistas e diferentes pontos da história. Como no primeiro livro a narrativa do autor está bem construída/elaborada, sendo está muito tranquila de ser lida, pelo menos eu não tive nenhum problema com a escrita de Abercrombie, para mim ela flui muito bem. O autor, também constrói ótimos diálogos, sendo eles mais um dos pontos fortes do livro junto com as descrições bem elaboradas que o autor nos presenteia.

Antes da Forca está dividido em duas partes começando por diversos núcleos narrativos para então nos preparar para novas aventuras. Dentre os núcleos narrativos cabe ressaltar o personagem Glokta, pois ele se torna o centro das atenções, transformando com o tempo em um dos melhores personagens da história. Já os personagens Logen, Jezal, Ferro e Bayaz chegam para engrandecer as cenas e assim nos deixar com mais vontade de ler, pois ficamos curiosos para descobrir o que vai acontecer na próxima página e assim por diante.

...antigos segredos são revelados, batalhas sangrentas são travadas, inimigos mortais são perdoados,  mas não antes de estarem na forca.

O mundo criado por Joe Abercombrie é tão complexo e rico, todos os personagens são muito bem elaborados, profundos não tendo como você não se apegar a eles.

Agora o que me resta é a curiosidade do que vai acontecer em O Duelo dos Reis, fico aqui ansiosa a espera de finalizar essa trilogia!

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.