terça-feira, 27 de março de 2012

Crítica: Quando Lisboa Tremeu {Livro}


[...]"Aqueles foram dias terríveis, dias em que perdemos os nossos gestos e pensamentos mais bondosos; dias em que o imperativo da sobrevivência e a presença constante do sofrimento e da morte nos alteravam, nos faziam praticar atos desagradáveis e até injustos ou criminosos, dias em que as regras se suspenderam e vieram à tona as vontades mais primitivas de cada um, o seu lado irracional"

[...] -Pág 104 Assim que comecei a leitura e até pelo nome do livro, fiquei sempre a comparar a história do livro com os acontecimentos recentes, no Haiti (2010) e Japão (2011), para mim foi impossível não fazer comparação com esses acontecimentos ou não ficar lembrando dos desastres acontecidos!

Demorei pra fazer está resenha, pois não sabia por onde começar, o que falar, quais pontos ressaltar. Não sei se eu conseguirei passar em palavras e até mesmo em fala o quando esse livro é ótimo!

Quando recebi os informativos de alguns lançamentos da Editora, fiquei muito interessada nesse volume e pedi para resenha. Gosto de ler sobre acontecimentos históricos não resisti a esse livro, assim que chegou fiquei admirando o trabalho da Casa Palavra nessa edição, cada vez mais a editora está caprichando nos seus exemplares e está de parabéns pelo ótimo trabalho gráfico que tem feito e fez com "Quando Lisboa Tremeu"

A capa é belíssima e o interior dela é mais ainda, demorei um pouco pra perceber que havia desenhos ali demostrando o 'terremoto', as orelhas são belas também, a parte gráfica deste livro está muito bem feita, tudo ali combina, e tem haver com a história, eu gostei muito deste trabalho. A Diagramação é simples, os capítulos são separados do texto e todos enumerados, as letras são grandes as folhas amarelinhas, ótima para leitura.

Não posso esquecer de dizer que o livro vem com mapa, para você se situar sobre os lugares citados no livro!

Diferente de ambos desastres tanto no Haiti quanto no Japão, não se comparam ao desastre que atingiu Lisboa em 1º de novembro de 1755. O Terremoto acontecido foi muito mais grave, e até hoje é considerado um dos acontecimentos mais mortíferos da História.

O Livro é dividido em 'quatro' partes sendo elas: Terra, Água, Fogo e Ar. Como já citado acima o livro trás a história do terrível terremoto que aconteceu em Lisboa. A estória é narrada por Santamaria, (um pirata) onde ele conta suas estórias, e a de outros sobreviventes.

Sobre os Personagens: O livro trás Santamaria e mais três personagens principais na história que são, a freira Irmã Margarida, um comerciante inglês – Hugh Gold e um menino de 12 anos. Sempre gostei de piratas, mas o motivo de Santamaria se tornar meu personagens favorito de 'Quando Lisboa Tremeu' não é apenas a minha simpatia por ele ser pirata, mas sim por ele ser o melhor personagem da história e o que mais me cativou!

RECOMENDO SIM! Principalmente aqueles que gostam de livros históricos, esse livro é uma boa opção, já se você não gosta desse tipo de leitura é bom nem começar a leitura!

Um bom livro, uma ótima leitura, onde adquiri mais conhecimento e fiquei sabendo um pouquinho mais sobre um dos acontecimentos passados mais marcantes para história de Lisboa.


Selo de Leitura:

2 comentários:

  1. Que legal essa resenha! Eu não tinha ouvido falar desse livro ainda e, como você disse, a capa é muito bonita mesmo!


    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. ✔Lu: Que bom que gostou da minha resenha. Gosto muito de ler livros baseado na história principalmente a Antiga. A Capa é linda pessoalmente mais ainda, o trabalho que a editora teve nela foi muito caprichoso!

    Beijos // Obrigadinha pelo Comentário! ٩٩(-̮̮̃•̃)

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.