terça-feira, 22 de novembro de 2011

Crítica: O Diário de Suzana para Nicolas {Livro}

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismos com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas _ família, saúde, amigos e integridade _ são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez." (Pág 23 e 24)


O livro conta a história de Katie, uma editora de livros de poesia que trabalha em Nova York, juntamente conta a história de Suzana, (através do diário) uma médica, mãe de Nicolas. O diário foi entregue por Matt para Katie no momento que ele resolveu 'sem explicações', terminar um relacionamento amoroso que vinha mantendo com ela há doze meses. 

A capa é simples e bonita, as letras são envernizadas. A Diagramação está muito boa, cada começo de capitulo temos uma folha com o nome referente ao narrador, e cada começo a primeira letra é diferente das demais. 

Os capítulos são separados, por Katie, O Diário, mesclando parte da vida de Katie com o diário que ela está lendo - que é contado por Suzana. A narrativa é rápida, com capítulos curtos, comovente, um pouco triste e tem um final previsível, porém prende o leitor do início ao fim.

"Espero que você consiga tudo o que quiser, mas acima de tudo amor. Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma. Eu me apaixonei. Estou apaixonada. Então posso falar por experiência própria; também tive longos períodos sem amor na minha vida e a diferença é indescritível.
Nós é muito melhor do que eu.
Por favor, não dê atenção a qualquer pessoa que lhe diga o contrário. E nunca deixe de acreditar no amor. Tudo, menos isso!" (Pág. 85)

No inicio do livro eu não pensei que eu teria tanto sentimentos a flor da pele, e não pensei que me surpreenderia como me supreendi com a história.

A leitura do diário revela para Katie detalhes desconhecidos da vida de Matt e de sua família e promete esclarecer os motivos que o levaram para aquele rompimento súbito. Que histórias contem o diário? Será que Matt está traindo sua esposa? Qual será a reação de Kate ao ler o Diário?

Gostei de todos personagesn e me liguei a Katie, mas Suzana me fez ama-la e querer saber mais e mais a respeito sobre ela, o que aconteceu com ela, quem foi ela, muitas perguntas. Suzana é uma mulher forte e impossível de não se apaixonar.

Para além do romance o livro vai nos mostrar a dor da perda e o medo dela, a culpa de não conseguir proteger quem você ama, o amor infinito de um pai e uma mãe. Esses temas que na época mexiam comigo, mas não tanto quando hoje, pra mim é um tema que me deixa muito sensível já que eu luto sempre com esse medo da perda.

Nunca havia lido nada de James Patterson e me apaixonei pela escrita dele. O kit do livro vem com uma caixinha de lenços e garanto você irá precisar desses lenços, até mais! O Diário de Suzana para Nicolas foi inesquessível, uma leitura que passar o tempo e der saudade vou ler, e também vou sempre recomendar, então se você nunca leu leia tenho certeza quee não se arrependeram.

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.