"Comecei a ficar um pouco constrangida com o meu número. Então decidi que vinte seria o meu limite. Não mais. Nunca mais."
O Livro que vim trazer hoje aqui é "Qual Seu Número? - Ela está atrás do ex de sua vida." escrito por Karyn Bosnak publicado no ano de 2011, possui 421 páginas e foi publicado aqui pela Novo Conceito.
Antes de falar do que eu achei do livro, queria comentar que não gosto de capas de livros com capa do filme ou série e este é um de que não acho feio, mas não acho bonito também.
Uma das coisas que eu amo muito nos livros da Novo Conceito é a diagramação o capricho das suas edições como é o caso deste livro onde a fonte é diferenciada, e a abertura dos capítulos são diferenciadas o que deixa a leitura mais divertida. É uma pena não ter mais a editora no mercado amava tanto ela e os títulos que ela trazia.
Assisti esse filme quando ele saiu no cinema e não tinha ideia que ele era baseado em um livro. Assim que a editora anunciou ele fiquei curiosa para saber como seria a história no livro então em o adquiri no ano que ele foi lançado '2011' e no fim ele ficou ali na estante esperando para ser lido e acabou que o esqueci, mas agora com esse desafio de leituras que criei resolvi pega-lo para ler.
"Todo mundo tem um número. Na verdade, todos temos alguns números: o que contamos aos amigos, o que contamos ao parceiro... e o que contamos a nós mesmos"
Mas enfim qual é a história do livro??
Delilah Darling tem quase 30 anos e já se relacionou com 19 rapazes, mas tudo muda quando ela lê uma matéria no jornal em que a média de homens para uma mulher de 30 anos é de 10,5 e se o número acima dessa média, seria impossível achar a pessoa certa, com isso ela fica desesperada e assustada por estar muito acima dela. Com isso ela sai à procura de seus antigos namorados e tenta reconquistá-los, agora será que um deles estará disposto a esquecer o passado e começar uma linda história de amor?
O livro é narrado em 1ª pessoa, sendo ela deliciosa, gostosinha demais de ler, posso dizer que ela é até hilária já que acabamos rindo em vários momentos da história. A autora consegue nos contar um romance com uma problemática, (eu enxerguei assim o fato de estar falando de uma mulher aos 30 anos que não casou e não ter filho) de uma forma que nos diverte e também nos cativa.
"Às vezes, a gente precisa olhar para trás para perceber que o que sempre procurou estava bem na nossa frente."
Além dos seus problemas românticos, Delilah acabou de ser demitida da empresa em que trabalhava. Para piorar tudo, quando acabou se embriagando em uma festa acabou dormindo com seu ex-chefe mala e sua irmã caçula, Daisy, está noiva e de casamento marcado.
Como não bastasse ainda têm que escutar Kitty, e suas amigas chatas e fofoqueiras, passem a questionar sua vida pelo fato dela estar ‘velha’ não ter se casado, não ter tido filhos ainda.
Isso tudo deixa Delilah mais desesperada para encontrar o homem que vai completá-la, que vai ser o que ela quer, mas até lá nossa protagonista vai passar por poucas e boas. Nesta louca procura de encontrar o cara certo, o cara que vai ser seu número, ela acaba recebendo a ajuda do seu lindo vizinho irlandês Colin e de uma yorkshire cativante chamada Eva.
"Não é sobre o número, é sobre o que cada pessoa representa na sua história."
O livro Qual é o Seu Número? apresenta, sob o tom leve de uma comédia romântica, uma reflexão interessante sobre os padrões sociais que ainda moldam e limitam a vida das mulheres.
Enfim, preciso comentar que esse livro me fez pensar no quanto nós, mulheres, escutamos sobre o tempo passar, sobre não ter mais tempo, sobre estar “fora da validade”. Digo isso por experiência própria, pois por não ser casada e não ter filhos, acabo sendo julgada por isso. É impossível não ouvir, de vez em quando, algum comentário idiota por não seguir o padrão do que “deveria ser o certo”. Nesse sentido, Qual é o Seu Número? vai além do humor e das situações embaraçosas ele toca, ainda que de forma sutil, na angústia real de quem vive sob o olhar constante das expectativas alheias.
Karyn Bosnak, com sua escrita leve e provocadora, usa o riso como instrumento de crítica. Delilah, ao revisitar seus antigos relacionamentos, revisita também as ideias impostas sobre amor, sucesso e feminilidade. O livro nos faz rir, mas também pensar: quantas vezes adaptamos nossos desejos apenas para caber em uma narrativa que não é nossa? No fim, o verdadeiro “número” de Delilah não está em quantos homens ela teve, mas em quantas vezes precisou se reencontrar em meio ao julgamento dos outros.
CURIOSIDADE:
➺A adaptação saiu em 2011, dirigido por Mark Mylod com Anna Faris, Chris Evans.
➺Você pode assistir ao filme "Qual Seu Número?" na Netflix, Prime Video ou Globoplay.
Selo de Leitura:





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.
↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.
↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!