domingo, 17 de agosto de 2025

Crítica: O Mundo Perdido {Livro}

"Então ele resolveu criar uma atração turística. Construiu seu Parque numa ilha chamada Isla Nublar, ao norte daqui, e planejou abri-lo ao público em fins de 1989. Eu visitei o Parque um pouco antes da data marcada para a abertura. Mas aconteceu que Hammond teve problemas"

O Livro que vim trazer hoje aqui é "O Mundo Perdido" escrito por Michael Crichton publicado no ano de 2016, possui 360 páginas e foi publicado aqui pela Aleph.

Seis anos se passaram desde os terríveis acontecimentos no Jurassic Park. Seis anos, desde que o sonho extraordinário, nos limites entre a ciência e a imaginação humana, acabou se tornando um trágico pesadelo.

Depois que li no Jurassic Park fiquei maluca para ler a continuação, além de que ao finalizar o livro eu demorei a pegar outra história para ler, pois amei tanto o mundo de Jurassic, amei a narração e enredo que não conseguia sair da história.

A partir dai esperei ansiosa para poder pedir o próximo livro de parceria com a Aleph, pois como posso pedir um livro por mês não via a hora de chegar julho e pedir ele para ler e o foi o que eu fiz, o dificil foi esperar o livro chegar, pois devido as chuvas aqui do sul tudo atrasa por causa das estradas e a ansiedade da espera me deixou maluquinha, pois não via a hora de ter ele em mãos para o devorar.

Amo dinossauros sempre fui encantada por esses seres e depois dos filmes de Steven Spielberg a paixão por esses seres ficaram maiores ainda, contudo depois de ler o primeiro livro o amor que tenho pela franquia só ficou maior ainda.

"Os seres humanos são extremamente destrutivos, disse Malcon - Às vezes eu penso que somos uma espécie de praga que vai acabar com tudo o que existe na Terra. Nós destruímos tão bem que as vezes eu penso que essa é a nossa função. Talvez de milhões e milhões de anos apareça um animal que mata o resto do mundo, esvazia o convés e deixa a evolução prosseguir para a fase seguinte." 

Se você quer ler primeiro "Jurassic Park" e não quer tomar um spoiler do livro recomento a você que não leia a sinopse desse e a partir desse ponto não leia, pois não têm como comentar sobre a história desse segundo livro sem falar do primeiro.

Desta vez vamos para outra ilha, aqui vamos acompanhar a história se passa na ilha Sorna, lugar que foi criado para testes e para as criações dos primeiros dinossauros antes de enviar eles para a ilha Nublar. Neste livro o protagonista é Ian Malcolm e como no primeiro você vai encontrar suas reflexões e pensamentos sobre a vida, sobre ciência e teorias.

Diferente do primeiro livro demorei bastante para engajar na leitura e não é porque achei ruim ou não gostei, o problema é que eu fui querendo logo a emoção do encontro de Ian e os novos personagens com os dinossauros. Pra mim as 142 páginas iniciais forma mais demoradinhas para ler, mas depois foi ótimo a ação pelo menos pra mim começou junto com a empolgação novamente de estar na ilha com os dinossauros.

O enredo do livro é mais complexo e com mais detalhes científicos do que o filme. Não deixei de amar os filmes ainda tenho muito carinho e nunca vou enjoar de assistir, mas a visão que o livro dá a riqueza de detalhes da história fazem com que goste mais ainda dessa história.

O livro apresenta Lewis Dodgson como um vilão, já tivemos um pouco dele no primeiro livro contudo aqui ele está mais ameaçador do que no primeiro livro e até de como ele foi retratado no filme. 

O livro é muito mais sombrio que o filme, o enredo é muito mais complexo repleto de referencias a detalhes científicos.

"Por toda a sua vida, outras pessoas vão tentar tirar suas realizações de você. Não faça isso consigo mesma."

Abaixo deixo algumas comparações com a adaptação do livro, do que é diferente um do outro. Bom do que eu lembro, devem ter mais, mas essas são as que eu consegui lembrar

🦖Novamente temos duas crianças Kelly e Arny. São eles que visitam o depósito onde estão sendo feito os trailers, eles são alunos de outro pesquisador e Malcon não têm filha.

🦖Malcon fala sobre sua experiência na ilha no filme aqui ninguém sabe de nada é como se começassem do zero em relação a descobrir que dinossauros foram clonados.

🦖A ex dele não foi para ilha primeiro e sim outro cientista, ele não volta para esse mundo de dinossauros por namorada e sim para ajudar seu amigo.

🦖Neste livro aparece um dinossauro novo o "Carnotauros", que têm a capacidade de se camuflar, que pra mim é inspiração para a nova franquia "Jurassic World".

🦖Como no primeiro a forma como os dinossauros são escritos é bem diferente, pois para deixar os dinossauros assustadores no filme eles tiraram suas características de cores.

🦖No filme eles vão para a ilha capturar os dinossauros para um novo parque na cidade, aqui nada disso acontece, pois apesar de ter um grupo querendo a posse dos dinossauros a intensão é outra e sim criar eles para caçadores, para diversão de matar além de usar para experimentos.

🦖Os trailers já estão na ilha e ficam parados como uma 'casa' diferente daqui que os trailer foram usados, vemos eles utilizando o veiculo enquanto no filme ele têm mais foco na cena com os tiranossauros.

🦖John Hammond aparece no filme, mas pra quem leu o primeiro livro sabe que ele morreu e a forma como ele morreu acontece com um personagem no segundo filme.

🦖No filme quem faz o papel de Lewis Dodgson é Peter Ludlow que no filme ele é sobrinho de John Hammond enquanto no livro Dodgson é chefe de pesquisa da Biosyn.

🦖Kelly como comentei não é filha de Malcolm, mas no filme ela é e o que ela têm de parecido com a personagem do livro é só o nome. Arby Benton nem existe no filme, nem referencia, nadinha!

🦖As crianças viajam clandestinamente e isso é a única coisa que pode dizer que acontece parecido com a criança do filme.

🦖Eddie é jovem no filme ele é retratado de forma mais velha além de que a forma como ele morre é diferente no livro(Velociraptores) e no filme(Tiranossauro).

🦖O T-Rex permanece na Ilha Sorna no livro enquanto no filme todas as cenas em San Diego são invenções.

"Sente a luz do sol em sua pele? Isso tudo é real. Está vendo todos nós, juntos? Isso é real. A vida é maravilhosa. É um dom estar vivo, ver o sol e respirar o ar."

Sou apaixonada por essa edição o trabalho que a editora têm nesse livros me deixa apaixonada, tenho outros livros sem ser esses novos de capa dura e eles possuem um bom trabalho de capa e diagramação, mas nada comparado a esses livros de capa dura, aqui em casa todos amaram e falam que é um dos livros mais bonitos da estante. O que dizer a não ser que minha estante ficou muito mais linda com eles!

Eu não odiei o livro eu gostei muito, mas ele não conseguiu ser favorito como o primeiro conseguiu. Ao terminar fiquei me perguntando da escolha de escrever esse segundo livro como também da escolha de Ian como protagonista, pois achei ele apagado para um personagem que ao meu ver vai carregar a história, contudo o que mais me incomodou foi a sua personalidade que mudou ele está mais de boa com os dinossauros quer até estudá-los sendo que no primeiro livro ele tinha teorias sempre de como tudo isso era errado e que não terminaria bem.

Por fim se recomendo a leitura de "O Mundo Perdido" com toda certeza é um belo e gigantesco sim. Leia e depois assista o filme para ver as mudanças, mas também para enriquecer mais ainda a história caso não esteja lembrando as diferenças do filme e do livro.

P.s: Este livro recebi da parceria que consegui neste ano de 2025 com a Editora ALEPH contudo quero ressaltar a vocês que mesmo sendo um material recebido de parceria minha opinião é de coração e sincera sobre o que eu achei da história.

👉Onde comprar: https://editoraaleph.com.br

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.