"Tenho medo de pensar no futuro, pois no futuro está novamente a solidão, novamente esta vida inútil cheirando a mofo; e com o quê vou sonhar se, desperto, fui tão feliz a seu lado?"
O Livro que vim trazer hoje aqui é "Noites brancas" escrito por Fiódor Dostoiévski publicado no ano de 2022, possui 288 páginas e foi publicado aqui pela Antofágica.
Agosto foi o mês doa audiobooks, pois escutei muitos livros e dentre eles "Noites Brancas" foi uma das minhas escolhas para conhecer histórias clássicas e novos autores e como sempre vejo resenhas e opiniões a respeito dos livros do autor resolvi conhecer algo dele.
Dostoiévski é considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos.
É tido como o fundador do existencialismo, mais frequentemente por Notas do Subterrâneo, descrito por Walter Kaufmann como a "melhor proposta para existencialismo já escrita."
Noites Brancas, do Dostoiévski, é uma história curta e melancólica sobre um jovem sonhador e solitário que vive mais na fantasia do que na realidade. Durante quatro noites em São Petersburgo, ele conhece Nástienka, uma moça doce mas triste, que espera por um antigo amor se apaixona, mas acaba sofrendo quando ela escolhe outro homem.
Ele percebe que ela ainda está presa ao passado, mas mesmo assim se entrega de corpo e alma ao sentimento. Pra mim essa paixão avassaladora rápida demais e logo a desilusão pra mim foi muito rápido e mesmo sendo bem escrita e explicado o encontro dos dois pra mim foi tudo do nada, foi rápido demais, acho que é porque tenho coação dura e pra mim o sentimento demora para acontecer e aqui como tudo é ao estremo(pelo menos pra mim) me deixou eita não pode ser que essa "paixão" funcione.
"Sua mão é fria, a minha queima como fogo. Como você é cega, Nástienka"
Não odiei o livro, mas também não amei pra mim não funcionou tanto quanto eu pensei que funcionaria tanto quanto outros clássicos que li, pode ser que num futuro em outro momento outra história do autor funcione mais, me agrade mais do que este.
Apesar de tudo uma das coisas que preciso admitir da história é que ela é um tapa na cara de quem já viveu um amor platônico ou não correspondido. Mostrando o quão é bonito e doloroso ao mesmo tempo que mostra a ilusão do apaixonado e a dureza da realidade.
Noites brancas é uma história bonita, é sobre sonhar demais e se machucar ela tem uma carga de ilusão e dor típica do amor não correspondido, mas não me pegou de verdade.
Se você gosta de clássicos, gosta da narrativa e histórias do autor e ainda não leu, leia pois imagino que vá amar. Agora se você como eu está curioso pelas histórias de Dostoiévski leia também e tire suas conclusões.
"Meu Deus! Um momento inteiro de júbilo! Não seria isso o bastante para uma vida inteira?.."
Selo de Leitura:





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.
↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.
↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!