quinta-feira, 17 de julho de 2025

Crítica: Bruto {Livro}

O Livro que vim trazer hoje aqui é "Bruto" escrito por Thedy Corrêa publicado no ano de 2024, possui 136 páginas e foi publicado aqui pela L&PM.

Para quem não sabe o autor Thedy Corrêa iniciou a carreira com o Nenhum de Nós em meados dos anos 80, com um grande sucesso. A canção Camila Camila, tida hoje como um clássico do rock brasileiro, colocou a banda entre as grandes da cena no país.

Thedy intitula Bruto como “quase-poemas, quase-contos e algumas letras”, ele se refere ora à forma, ora ao conteúdo. É o próprio escritor quem esclarece: “para mim, estes escritos estão em seu estado bruto, sem lapidar demais, reescrever.

Queria um livro curtinho e fui procurar na minha estante algo para ler, lembrei desse livro que compre na época da faculdade quando tivemos uma palestra em que o cantor e altor deste livro "Thedy Corrêa" deu sobre o processo de escrita de suas músicas e também sobre a escrita do seu livro.

Comprei nesse evento o livro, mas nunca li, sendo sincera comprei porque fui pressionada com a fala de: "Você gosta de ler, esta aqui pela literatura, têm que comprar o livro do autor". E eu comprei mesmo não estando empolgada e nem querendo ler ele e por esse motivo ele ficou anos ali na estante sem ser lido.

"...eu não tenho o paraíso
pra te oferecer
no fim da viagem
no fim desse rio
um oceano nos espera
no fim desse rio
..."

Pra mim Poesia é um gênero complexo de comentar, pois além da parte técnica, há muito do sentimento do autor, além dela funcionar de maneiras diferentes para cada um.

Têm poesias que ao lado possuem comentários sobre a inspiração, qual foi a ideia para a escrita dela, além de algumas notas com informações, histórias do que inspirou algumas canções.

Há momentos que achei cansativo, outros que achei tedioso, falta sentimento, falta algo que consiga te emocionar te deixar preso a sua poesia, contudo falta algo.

Bruto é divertido, mas não me tocou e me deixou apaixonada pela poesia, encantada como as poesias de "Fernando Pessoa" me deixava quando eu a lia.

O autor nos diz como já relatei no inicio do texto que: “quase-poemas, quase-contos e algumas letras”, mas pra mim pareceu muito mais rascunhos de letras de futuras músicas de algo que poderia virar música.

Adoro a banda da qual o autor é cantor, as letras são ótimas e até mais profundas que as poesias deste livro.

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.