domingo, 9 de junho de 2024

Crítica: Como eu era antes {Livro}

"Cinco minutos. Trezentos segundos, é só isso. Pode parecer um período de tempo curto ou longo, depende do que está acontecendo."

O Livro que vim trazer hoje aqui é "Como eu era antes" da autora Amber Smith publicado no ano de 2023, possui 350 páginas e foi publicado aqui pela Editora Verus.

P.s: Primeiro livro que leio da autora e editora. Essa leitura faz parte da meta de leitura de aproveitar os dois meses do Kindle Ultimate, estou feliz de ler coisas novas. Uma curiosidade estou escolhendo o livro pela capa e título sem ler a sinopse para iniciar a leitura sem esperar nada.

Este foi o único livro que acabei lendo a sinopse do livro, pois estava em dúvida entre dois livros com flores na capa e a sinopse que me fez ler, e também quebrou bastante o estilo de leitura dos demais livros que estava lendo.

Como eu era antes conta a história de Eden, uma jovem vítima de abuso sexual, que precisa lidar com o trauma. Acompanhamos sua vida escolar e todas as mudanças que se passam na vida de Eden depois do crime.

O livro é dividido em três partes, assim mostrando o desenvolvimento da personagem e principalmente as mudanças que ela toma na sua vida, pois Edy resolve mudar quem ela é a essência dela. Edy cria uma casca, para que ela consiga continuar vivendo com suas dores e seus traumas.

"Só porque alguém sempre foi visto como uma pessoa incrível, um herói, não quer dizer que seja verdade. Ou que ela seja isso mesmo — argumento".

Já li muito a respeito do tema, como também assisti vídeos a respeito e uma das formas que a pessoa abusada se portar é como Edy que usa seu corpo e do sexo para tentar suprir a dor. E é o que vamos acompanhar na maior pare do livro, ela se transformando no que dizem que ela é e não na pessoa que é, vemos ela magoando, machucando as pessoas, pois pra ela demostrar sentimentos é ser fraca. Edy perde tanta coisa agindo assim e dói ver esse processo, mesmo você entendendo, contudo o que incomoda muito é que Edy esta gritando com suas atitudes que ela não esta bem, que aconteceu algo, está gritando por ajuda, mas ninguém ajuda e isso incomoda muito na leitura.

Na sinopse esse trecho "Esta história emocionante e envolvente revela as consequências profundas do trauma e como é possível encontrar coragem para percorrer o caminho árduo até a cura." me deixou pensando que veríamos o processo de cura, que as coisas seriam diferente, que a história não iria ficar só no momento da sua vida escolar.

"Meu estômago se contrai porque não consigo esquecer o fato de que, da última vez que um menino colocou as mãos em meu pescoço, ele estava me sufocando."

Agora neste paragrafo vou fazer um comentário que pode ser um SPOILER então se você não gosta não leia. O que eu quis dizer com o comentário à cima é que pensei que a revelação, que Edy conseguiria falar a respeito sobre o abuso mais cedo e não somente no final da história. Terminei sentindo falta de umas coisinhas que queria ver na história: Queria ver a reação dos pais de Edy, principalmente da mãe que viu a filha em choque e pensou que era vergonha, queria ver Caelin socando a cara de Kevin como fez com Josh, queria um outro final para Josh e Edy. Enfim eu não odiei, mas senti que faltou um pouquinho na história para dar 5 estrelas.

Para quem não gosta de ler, ou o tema meche com você, não aconselho que leia "Como eu era antes", pois o tema é muito sensível e pesado, já que vamos estar acompanhando momentos de um abuso sexual.

P.S: Quando estava escrevendo a resenha e fui pegar e procurar a capa do livro para baixar, descobri que têm um segundo livro chamado "Como eu sou agora", o que me deixou curiosa, pois o livro deixou tanta coisa em aberto tanta coisa que eu queria ver, que entendo porque o final foi daquele jeito, mas não sei se precisava de uma continuação.

"E o que quer que pense que meu corpo é, não é. Meu corpo é uma câmara de tortura. É a merda de uma cena de crime. Coisas horríveis aconteceram aqui, não há nada para falar, nada para comentar, não em voz alta."

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.