terça-feira, 15 de julho de 2014

Crítica: Simplesmente Ana {Livro}

Dois corações partidos em duas gerações seguidas.

O Livro de Mariana Carvalho: Simplesmente Ana, é mais um lançamento do selo Novas Páginas da Editora Novo Conceito. Marina Carvalho é professora, jornalista e mãe. Passa os dias diante de um objeto plano e retangular, seja o quadro negro da escola onde trabalha ou a tela do computador. Escrever é uma de suas maiores alegrias. Sempre foi uma ávida leitora. Está sempre com um livro debaixo do braço e outro na cabeceira da cama: eles são seus companheiros de todas as horas. Quando criança devorava as revistinhas da Turma da Mônica. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Minas e exerceu o cargo de assessora de comunicação. Hoje é professora de Língua Portuguesa e Literatura, não à toa, já que morre de amores pelas palavras. Simplesmente Ana é seu livro de estreia.

Primeiramente quero falar sobre o material gráfico e editorial realizado no livro. Em relação a capa o que falar em? Pra mim essa é uma das minhas capas favoritas da Novo Conceito, além de combinar com a estória que simplicidade e requinte foram esses. Sinceramente a capa remeteu a capas americanas e não à nossas capas. Desde a paleta de cores, a imagens selecionadas para a capa, não tenho o que reclamar amei em tudo. Já a diagramação interna está caprichadinha também, mas ali dentro não têm muito detalhes as folhas são amarelas, a fonte é times, tamanho 12, os capítulos são separados sem detalhes, eles iniciam sempre por um titulo em itálico, tendo como separador de texto/fala algumas conchas, contando ao final com vinte e dois capítulos.

Sim eu sei que o livro trás a chamada, Um conto de fadas torna-se realidade... Só que como uma estudante de letras sei identificar a estrutura do conto, por isso que eu me fiz a pergunta: Será que eu podia chamar Simplesmente Ana, de um quase conto de fadas moderno? Não em um teor teórico, mas sim através das sensações e sentimentos que somos postos a par no decorrer de sua narrativa.

A história se passa a par dos sentimentos e acontecimentos da vida de Ana. Mas o impulsionar para as mudanças acontecerem é a sua chegada do seguinte bilhete: (2013, Pg7) "Desculpe, mas acho que sou seu pai", que levará Ana a descobrir um novo mundo, onde príncipes, reis e até mesmos bruxas estarão incrementando sua nova vida, que foi abdicado por vinte anos. Esse será o percursor de grandes mudanças não só no material, pessoal mas no sentimental da protagonista.

O livro está em 1° pessoa, sendo assim narrado por um narrador presente, onde ele nós deixa a par dos acontecimentos como se estivéssemos presentes na narrativa, tanto como organização dos personagens e clímax da história me agradam e muito. Com sua simplicidade, e jeitinho sutil de levar a história Carvalho me conquistou, mostrando que temos sim bons autores, que possam concluir um ótimo material. Segue a citação, para que sintam um pouco da narrativa da autora: (2013, Pg.118) "Assim que me olhei no espelho de corpo inteiro de meu closet e constatei que não faltava mais nada, suspirei. A sorte estava lançada. Em poucos minutos, eu deixaria de ser simplesmente Ana Carina Bernardes para me tornar algo próximo a uma celebridade". Mas voltando aos personagens da narrativa, não odiei nenhum, mas é claro que fiz meus favoritos, e impossível não citar Alexander, e dizer que o amei. (2013, Pg.118) "Mas agora já era. Eu não me permitiria nem mais um pensamento censurável. Nunca mais olharia para aquela tatuagem impressa naquele tríceps modelado. Nem sequer andaria na garupa da BMW sei lá das quantas. Ou melhor, poderia até andar, mas seguraria na própria moto. Nada de agarrar a cintura cheia de músculos de Alexander. Também nunca mais queria ouvir Lady Gaga cantando "Alejandro". Sim, porque eu nunca tinha admitido em voz alta, mas toda vez que escutava essa música... bom, digamos que os nomes - Alejandro e Alexander - não sofrem grandes alterações fonéticas. Oh, céus!". Se nem mesmo Ana resistiu como eu resistirei em?

Uma observação que faço é a de que não li O Diário de uma Princesa, então acabo por ficar de fora de fazer comparações com o livro como muitos leitores já o fizeram. Este foi a primeira leitura que realizei de Mariana Carvalho, ela já lançou um novo texto na editora, mas Ana é minha primeira experiência com sua narrativa e em suma ela me agradou e muito.
Concluo a leitura de Simplesmente Ana, de boca aberta, com o coração cheio e meu imaginário a mil por hora. Como já dito a leitura para mim foi muito agradável.

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.