terça-feira, 11 de novembro de 2025

Crítica: Fênix Vol.4 {Mangá}

"...O mestre me disse que as criaturas morem, reencarnam, morrem e repetem esse ciclo..."

O mangá que vim trazer hoje aqui é "Fênix Volume 4" escrito por Osamu Tezuka publicado no ano de 2025, possui 728 páginas e foi publicado aqui pela Jbc.

No final do Período Heian, no século XII, um caçador chamado Benta chega a Kyoto em busca de sua noiva sequestrada, Obu. A jovem foi forçada a se tornar assistente de um homem poderoso que deseja enganar a morte e estender a vida de seu clã obtendo a lendária Fênix.

Ganhei de presente e de surpresa esse volume de meu amigo que me aguenta falando o quanto eu amei essa história, o quanto de referência  que você encontra em um volume. Acho as capas de Fênix lindas demais, gosto como elas vêm intercalando os fundos e as lombadas ficam lindas na estante.

Aqui neste quarto volume temos 3 capítulos sendo eles: Arco da Saudade Parte 3, que finaliza o arco que começou lá no terceiro volume. Depois vamos para o Arco da Era Turbulenta Parte 1 e 2.

Aqui o autor explorou o ciclo da vida, morte e renascimento que acabou me lembrando do livro "Senhor da luz" de Roger Zelazny.

Demorei um pouquinho para ler, pois tive que ler outros livros na frente, mas assim que os li peguei o mangá e não soltei mais até terminar e o que falar... Eu amei esse quarto volume de Fênix, contudo ao mesmo tempo que ele conseguiu enlaçar todas minhas expectativas ele me deixou um pouquinho cansada com os dois arcos "Era Turbulenta" que é a parte grande da história já que o primeiro arco encera a história do terceiro volume.

Mas o que me cansou?? Não é que eu não tenha gostado eu gostei muito, mas senti falta de intercalar passado com o futuro que tinha nos outros volumes e também  a história perto das outras não chamou tanto minha atenção em parte dela. Mas a parte história, as informações, as notas para compreendermos melhor determinamos momentos acabaram me fazendo não pensar nos momentos que estava chateada com a história.

Contudo não têm como não gostar da história, não têm como não ficar curioso para continuação ou para saber como o autor vai continuar intercalando a história e quais são as novas histórias que vamos ver nos próximos volumes. 

"Eu me chamo Hinoe, isso parece mais nome de horóscopo chinês..."

Outro ponto sobre a história que gostaria de comentar é que a as duas histórias das duas vidas de dois personagens principais deste arco é bem interessante, pois a parte de uma das vidas começa em 210 e só depois ali na 669 que ele vai dar continuidade nela o que foi algo que me fez gostar mais da história.

Tezuka trabalho no decorrer de todo mangá o bem e o mal e onde podemos ver que alguém bom pode ser mal e vice versa como Ying e Yang. O autor consegue misturar violência e espiritualidade de um jeito que faz a gente pensar muito sobre a vida e a natureza humana.


Além de ser um quadrinho repleto de informações históricas, de ter uma ilustração linda ela ainda possui vários momentos que posso chamar de nostálgicos e também divertidos como este acima.

"Já não preciso mais guerreá e nem preciso ê medo de sê morto. Vou tê um monte de criança com a Hinoe e tê uma vida divertida."

O único ponto negativo de Fênix é o valor do mangá, mesmo ele sendo robusto acho que o preço é salgado demais se fosse 80 reais seria bom, mas R$ 142,90 é salgadinho demais, acabo sempre esperando diminuir um pouco para poder compra-lo mesmo querendo ler o quanto antes. A vontade era comprar na pré-venda, mas pelo preço não dá.

Fênix vai estar completo em 6 volumes e terminado esse quarto volume estou mais que ansiosa pelo quinto volume e que já está em pré venda e têm uma capa linda, me apaixonei por ela.

E por fim o que falar de mais um volume magnifico... LEIAM... Leiam!!! Tenho certeza que vão amar tanto o quanto eu amei.

Curiosidades: Seu talento em desenhar mangás se tornou um ícone, e por isso é chamado de Deus do Mangá.

Muita gente não sabe, mas Osamu Tezuka e Maurício de Souza tinham uma amizade de longa data. Os dois se conheceram em 1984 por meio da Fundação Japão. Esses dois mestres encontraram na paixão por desenhar uma ligação que durou anos.

Outros mangás de Osamu Tezuka: Astro Boy, Kimba: the White Lion, Buda,Black Jack, Metropolis e Adolf, entre outros.

Selo de Leitura:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.