domingo, 23 de novembro de 2025

Crítica: Bartleby, o escrivão {Livro}

"Prefiro não..."

O Livro que vim trazer hoje aqui é "Bartleby, o escrivão" escrito por Herman Melville publicado no ano de 2023, possui 256 páginas e foi publicado aqui pela Antofágica.

A história é narrada por um advogado que tem um escritório em Wall Street. Ele contrata um novo escrivão, Bartleby, para copiar documentos. No começo, Bartleby trabalha muito bem, mas logo começa a se recusar a fazer qualquer outra tarefa, respondendo sempre com a frase: “Prefiro não fazê-lo.”

“Às vezes me pareceu que a solidão de Bartleby era imensa, como se tivesse sido despejado no mundo por um erro.”

O livro trás um conto onde depois de ler e refletir sobre a história encontramos os temas como: solidão, alienação no trabalho e a dificuldade de se conectar com o outro.

Esse final, e esses pontos em que encontramos no conto nos faz pensar em como agimos, em como rejeitamos as coisas em nossa vida, pois é mais fácil dizer não, mas nos deixa pensar em como precisamos ficar mais atentos, mais críticos e principalmente mesmo não sendo fácil para muitos a importância de se conectar com outras pessoas.

Outro ponto que fiquei a pensar é sobre a depressão, pois de certa forma as atitudes de Bartleby lembra muito de alguém com depressão ou outra doença psicológica.

Li o livro em áudio book, mas ao pesquisa-lo a amazon encontrei lá fotos com o interior do livro e que diagramação fantástica e como eu me atraio por coisas diferentes essa diagramação ganhou meu coração achei ela encantadora e imagino que a leitura no físico com essa diagramação deva trazer outro tipo de sensação.

Ao terminar o livro "Prefiro não" é uma frase que fica em mente repetindo e repetindo e te deixando pensado sobre como tudo aconteceu, como foi o fim, além de pensar em o que poderia ter sido feito para ajudar Bartleby, mas também nos deixa pensando sobre como ajudar alguém que esta passando por esse momento e até mesmo tentando abrir a mente para quem esta passando por esses momentos e quer pedir ajudar e não sabe como.

Para quem gosta desse tipo de livro, para quem trabalha ou estuda psicologia e para quem quer discutir sobre a temática esse livro vai ser ótimo e com certeza vai render muitas pautas para trabalhar com ele.

“Eu preferia deixar Bartleby quieto, pois havia algo em sua recusa que paralisava qualquer resistência.”

CURIOSIDADE:A expressão "Bartleby" ou "Síndrome de Bartleby" passou a descrever uma atitude de recusa passiva, desinteresse pela vida, ou um niilismo radical e inerte, especialmente em relação ao trabalho e à conformidade social.

O significado de "Bartleby": Recusa passiva, Desinteresse e melancolia, Revolta contra o sistema e Niilismo.

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.