domingo, 19 de outubro de 2025

Crítica: O Homem Invisível {Livro}

“Ideias grandiosas e extraordinárias, que muitas vezes transcendem a experiência, acabam por ter menos efeito sobre os homens e mulheres do que considerações menores, porém mais tangíveis”

O Livro que vim trazer hoje aqui é "O Homem Invisível" escrito por H. G. Wells publicado no ano de 2017, possui 200 páginas e foi publicado aqui pela Zahar.

H.G Wells, escritor britânico é autor de uma vasta obra de ficção científica. Suas obras mais importantes e conhecidas são: “A Máquina do tempo” (1895), “A Ilha do Dr. Moreau” (1896), “A Guerra dos Mundos” (1898) e destes só me falta ler esse último. E até o momento gostei de todos esses livros com essa temática e tenho certeza que vou amar “A Guerra dos Mundos”.

Resolvi ler por dois motivos por querer conhecer mais uma história do Wells e também porque eu acreditava que o filme que havia visto a muito tempo atrás seria adaptação do livro, mas pelo que pesquisei não é, contudo a história do filme "O homem sem sombra" me lembra em muitos pontos a história aqui de "O homem invisível".

"Antes de fazer aquela experiência louca, sonhara com mil privilégios. Naquela tarde, tudo era decepção. Repassei mentalmente todas as coisas que um homem julga desejáveis. Sem dúvida, a invisibilidade tornava possível obtê-las, mas impossível gozá-las quando conseguidas. A ambição  de que vale ter orgulho de um lugar, quando se está impossibilitado de aparecer lá? De que vale o amor de uma mulher quando o seu nome tem que ser Dalila? Não tenho interesse pela política, pelo brilho falso da fama, pela filantropia ou pelo esporte. Que iria fazer? E por isso tudo tinha me tornado um mistério embuçado, a caricatura de um homem, enfaixado e cheio de ataduras!"

Aqui iremos acompanhar a chegada de um homem misterioso "Griffin" que deixa os habitantes da pacata cidade de Iping curiosos sobre quem é ele e o que ele faz. Mas por causa do seu segredo, pelo que ele fez com ele e por não se comunicar com a vizinhança ele acaba causando uma antipatia geral.
Por causa disso e porque ele vive enfurnado dentro de casa com seus livros e experimentos científicos o que faz com que as pessoas fiquem mais curiosos a respeito dele que tomada por esse impulso de descobrir os segredos de Griffin eles acabam vigiando-o ainda mais depois que roubos começam acontecer e eles o culpam desses delitos. Essas atitudes deixam Griffin furioso e ele acaba revelando o seu segredo que é a "Invisibilidade" e a partir dai ele vai declarar guerra a cidadezinha.

Griffin coloca sua necessidade em primeiro lugar ele não confia em ninguém, não cria laços, não faz questão de se comunicar com outros pra ele seu trabalho e seus estudos e pesquisando são mais importantes. Sua personalidade é bem difícil, no decorrer da história ele se torna cada vez mais irritadiço, furioso e vingativo.

Gostei muito do inicio da história fiquei bem empolgada conforme ia avançando, mas depois de um tempo aquele ritmo gostosinho da história diminuiu ficou um pouco cansativo parecia uma exceção de linguiça, contudo logo essa parte foi substituída para uma narrativa rápida e até eletrizante, chegando ao final da história por mais que de a sensação da historia ir muito rápida ela foi boa demais.

CURIOSIDADES
➺O homem invisível” lançado originalmente em 1897 foi o quinto livro publicado por Wells;
➺O autor é o primeiro a tratar da invisibilidade através de um estudo científico.

CURIOSIDADES SOBRE AS ADAPTAÇÕES

O Homem Invisível de 1933
Dirigido por James Whale e produzido pela Universal, é uma adaptação icónica do livro, com Claude Rains no papel principal, embora o seu rosto só seja visto na cena final.
Foi um dos grandes filmes de terror do estúdio e os seus efeitos especiais foram preservados pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

O Homem Invisível de 2020
Dirigido por Leigh Whannell e estrelando Elisabeth Moss, é uma releitura do livro, com uma abordagem moderna sobre relacionamentos abusivos.
Nesta versão, Cecília, a protagonista, foge de um relacionamento com um cientista violento, Adrian Griffin, que após o seu aparente suicídio, se torna invisível e continua a persegui-la.
O filme utiliza uma abordagem de terror psicológico, focando na aflição e no pânico de Cecília, que ninguém acredita quando tenta alertar os outros sobre a presença do seu ex-parceiro invisível.

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.