terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Crítica: Proteja-me{Livro}

Por que nos tornamos tão distantes quando mais precisamos de carinho?

O Livro que vim trazer hoje aqui é "Proteja-me" escrito pela autora Juliette Fay publicado no ano de 2015, possui 435 páginas e foi publicado aqui pela Editora Novo Conceito.

Aqui vamos acompanhar Janie Lamarche que hoje vive com seus dois filhos Dylan e Carly e tenta levar a vida com a dor da perda do seu amor que partiu a quatro meses, mas que ainda a deixa vazia sem sua presença. A perda do seu marido a deixa amarga com a vida transformando-a em uma pessoa amarga que afasta as pessoas a sua volta.

Janie recebe um presente do seu marido, pois mesmo não estando com ela agora ele deixou para ele um presente, uma varanda a ser construída que ira mudar sua vida, fazendo com que ela volte a olhar para o mundo de outra forma.

De começo não consegui não comparar o inicio da história com P.s te amo já que um fato que acontece na história pelo menos para mim lembrou muito P.s, contudo quero falar que isso não é um ponto negativo pelo contrario me deixou curiosa para saber se eu encontraria mais referências.

"Um homem atencioso, generoso. – Fran disse com um soluço delicado. Sim – disse Janie. - Ele era. – Ela contou a Fran sobre Shelly e a tia Jude e Heidi, e até mesmo mencionou brevemente Tug e o padre Jack. – Sabe qual a coisa mais estranha desse ano? Essas pessoas todas que eu comecei não gostando nem um pouco... Acho que estava brava demais para gostar de alguém... E agora elas significam tanto para mim. Foram as pessoas que eu menos esperava que poderiam me ajudar que foram as mais importantes."

Estava em um dia nada bom, têm dias que a dor da perda são piores que outro e atualmente eu tento fugir desses livros que falam de perdas, pois meche muito comigo, mas o que acontece é que parece que eu atraio esse tipo de história, pois acabei escolhendo esse livro para ler um dia em que a dor da perna estava batendo forte na minha porta.

Eu sei e hoje eu compreendo muito mais que a perda de um ente querido provoca nas pessoas diferentes tipos de reação e que deixa marcas cada um de uma forma diferente. Aqui em "Proteja-me" acabamos acompanhando esse tema da dor, da perda e de como agimos ou fugimos de outros quando mais precisamos de alguém para estar no nosso lado, o quando o medo de criar laços e perder novamente assusta. É assim que eu me senti conforme eu lia.

Eu tento fugir, mas parece que esse ano livros com a temática de perda e de superar a perda me perseguiu e mito, já que eu fui escolhendo livro pelo título ou capa para ter como surpresa a história me deparar sempre com essa temática pra mim me parece um sinal já que comigo esse tema mexe muito e me deixa frágil tensa, pois doí muito lembrar que não podemos estar sempre ao lado de quem amamos.

Para mim Proteja-me foi uma surpresa, não só pela temática, mas pela história que acabou que conquistando de uma maneira que não havia pensado que faria.

Uma narrativa repleta de emoções que com toda certeza vai tocar você e te emocionar! Uma história sobre perda, sobre recomeçar sobre entender que você precisa se cuidar também e conseguir seguir em frente.

"A solidão tem um propósito. Abre espaço para alguma coisa. É feita para nos fazer ir atrás do mundo. Isso não é tão ruim"

P.s: Resolvi entrar em um projeto de desencalhar livros da estante e este faz parte de um dos livros que tenha a um bom tempo na estante e que ainda não tinha lido!

“Janie queria atingi-lo. Ela precisava silenciá-lo, desferir um golpe tão fatal que o fizesse nunca mais voltar. – A outra razão – ela disse. E quase sorriu, seu tom correspondendo. – A outra razão é que vejo como você é. Padre Simpático, pastor perfeito. Todo mundo gosta de você, mas ninguém é capaz de dizer exatamente por quê. Você desliza pela missa e pelos almoços da igreja deixando todo mundo satisfeito. Eles não percebem que não o afetaram de jeito nenhum. A razão principal, padre, pela qual nosso arranjo é uma fraude é que você está tão encurralado quanto eu. Você tem uma vida secreta de infelicidade igual a mim.”

Selo de Leitura:

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.