domingo, 14 de fevereiro de 2016

Crítica: Os filhos de Anansi {Livro}

“As pessoas reagem às histórias. Elas as contam, as histórias se espalham e, conforme são contadas, mudam os contadores. E quem nunca tinha pensado em nada além de fugir dos leões e se aproximar com cautela dos rios para não virar comida de crocodilo agora começa a sonhar em morar em um local diferente. O mundo pode ser o mesmo, mas o cenário mudou. Entende? As pessoas ainda têm a mesma história, em que nascem, fazem coisas e morrem, mas agora a história tem um significado diferente do que tinha antes. ”


Fazia um tempão que estava com esse livro na minha estante e não havia lido, fui deixando pra mais tarde e ele foi ficando ali, o que me faz pensar no porque deixei-o já que ele era mais que desejado na minha leitura e também por ser de um autor do qual estimo muito, porém melhor tarde do que nunca e enfim li 'Os filhos de Anansi' e agora vou tentar colocar alguns pontos do que eu achei da história.

Primeiro preciso ressaltar alguns pontos como a nota do autor, nunca tinha lido uma nota tão divertida e 'totalmente' dedicada ao leitor. Além disso as aberturas dos capítulos e a diagramação interna está bonita  as aberturas dos capítulos possui uma fonte simples, mas o formato em que ela foi disposta na folha agradou muito meus olhos, sem contar que o texto está bem diagramado e não possui erros de português. Não gosto muito de folhas brancas tenho mais apreço pelas amarelinhas, porém aqui eu não me incomodei com o fator dela ser branco, isso por causa da narrativa do autor que me envolveu fazendo com que não me incomodasse com o fato das folhas não serem pólen. 

Segundo não podia deixar de falar da capa, esta uma das minhas preferidas. Pra quem não sabe o livro já foi publicado por outras editoras e com isso teve outras capas, pela Conrad a capa preta (abaixo) e a que eu tenho os outros foram por outras editoras. Dentre as capas a vermelha é a que menos gosto, e das que gosto a que tenho e a da que tem a lua ao fundo, essa capa é muito linda.


E enfim o que importa A HISTÓRIA, o que eu achei dela:

A narrativa do autor sempre me encanta, não tem como você não gostar da forma como ele leva seu texto, como ele cria os personagens e faz com que o leitor se envolva deixando-os com aquela sensação de que não somos apenas um mero observador, mas um dos seus personagens. Isso é uma das coisas que me apaixona por suas histórias e me faz querer conhecer mais outras do autor.

Neste livro temos uma pincelada na mitologia africana que se contrasta com o mundo moderno, no caso em Londres. Ao longo de geração as histórias da(o) aranha são contadas ao longo do livro, até se ligar aos dias atuais. Não podendo esquecer de que além disso um dos pontos principais da história são os sonhos, elemento este sempre presente nas narrativas de Gaiman. (Quem conhece sandman?)

O personagem principal aqui é Charles Nancy, que não possuiu uma relação agradavel na verdade ele prefere não ter contato com seu pai, mas tudo muda quando sua noiva Rosie pede que ele convide seu pai para o seu casamento e ele o faz, mas acaba descobrindo que ele havia falecido, com isso em vez de um convite para seu casamento Charles estava indo para o enterro de seu pai e é ai que tudo começa.

Charlie e Spider filhos do Senhor A.Nancy precisam se entender, o que não é fácil, além disse Spider precisa aprender a viver entre os humanos enquando Charlie precisa descobrir seus poderes.

Tem como não amar os personagens que o escritor cria, tem como não ficar grudadinha neles, seja eles principais ou não, sejam eles vilões ou mocinhos seus personagens são sempre marcantes. Um dos pontos positivos nos personagens da história é que o autor constrói seus personagens ligando-os com traços, acontecimentos misturando o contemporâneo e o urbano, com raízes da cultura africana e com aquela pitada de lendas, como contos passados de geração em geração.

E isso é algo que novamente me faz gostar mais ainda de sua escrita do seu trabalho, pois o autor nós leitores conseguimos perceber que o autor se importa com a história, pois ele procura trazer as lendas, os contos passados pelo tempo de uma forma muito trabalhada e pesquisada.

Outro ponto que me fez gostar muito de " Os filhos de Anansi" foi a ligação do personagem Charlie coma música. Isso deixou o livro mais leve e gostosinho de ler.

Por fim, e é fim mesmo não quero deixar muitos detalhes por aqui, porque meu interesse é falar mais a respeito de minha sensações do que contar a história, pois acredito que como eu vocês não devem gostar que entreguem a história, por isso minha opinião dos detalhes da trama serram breves.

“Há lugares míticos. Eles existem, cada um a sua maneira. Alguns pairam sobre o mundo. Outros existem sob o mundo, como o esboço de uma pintura.”.

Mais algumas observações...

Depois de finalizada a leitor fui pesquisar um pouco mais a respeito sobre o livro e me deparei com muitos ressaltando o fato de que 'Os Filhos de Anansi' seria a continuação de de 'Deuses Americanos', o que me deixou com a pulga atras da orelha já que não li o livro e não quis ler nada a respeito, pois gosto de me surpreender com o texto de Gaiman, só depois da leitura que vou a procura de informações, e saber disso esta me deixando com muita curiosa que precisarei arrumar uma forma de saber se o livro é realmente a continuação ou não.

Selo de Leitura:


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.