sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Crítica: A Música do Silêncio {Livro}

"A engrenagem precisaria de observação. Dava quase a impressão de que seria apropriada para ele – mas isso podia esperar. A chave necessitava de cuidados urgentes. Era, com certeza, a mais inquieta do grupo. O que não trazia a menor surpresa. As chaves estavam longe de ser conhecidas por sua complacência, e aquela praticamente implorava por uma fechadura. Auri a apanhou e a rolou nas mãos. Uma chave de porta. E não era nada tímida quanto a isso."


Patrick Rothfuss nasceu em Madison, Wisconsin e converteu-se em um assíduo leitor em parte devido ao mau tempo e à carência de televisão a cabo. Se matriculou na Universidade de Wisconsi-Stevens Point em 1991. Durante esta época dedicou-se a trabalhar em diversos e estranhos trabalhos e ao mesmo tempo dedicou-se a trabalhar em uma novela de fantasia extremamente longo chamada The Song of Flame and Thunder. Também começou a escrever o "Guia de Sobrevivência na Universidade" em uma coluna de The Pointer, o jornal do campus. Se graduou ano de 1999. Depois de completar The Song of Flame and Thunder Rothfuss enviou a várias editoriais, mas foi recusada. No ano 2002 ganhou a competição Escritores do futuro com The Road to Levinshir,assim Rothfuss vendeu a novela a DAW Books.

A capa do livro é encantadora, adoro o trabalho dela. A Arqueiro têm caprichado na escolha das capas para cada livro publicado de Rothfuus, e espero que ela continue caprichando. O livro, é bem curtindo contendo apenas 135 páginas.Não há numeração nos capítulos, mas eles contam com doze ao total. Cada capitulo tem seu titulo, e traz em sempre uma ilustração, a cada novo.
O livro também, têm seu sumário, prefácio do autor, e uma nota maravilhosa, de final do autor. As folhas são pólen (amarelinhas), a fonte é times tamanho doze. No todo além do belo trabalho de capa, a editora caprichou muito na diagramação interna e no trabalho de revisão de texto.
Assim que recebi o livro, comecei a lê-lo e o devorei, muito rápido. Minha ânsia para ler algo do Patrick era tão grande que mal percebi quando cheguei nas últimas páginas.

A história é narrada em terceira pessoa, pela Auri. Ela decorre em sete, dias, em que Auri, se prepara para a visita do nosso ruivo amado. (Acho que isso não é spoiler, mas se for SORRY)
Auri vive no subterrâneo, abaixo da universidade dos alquimistas. Pra quem não lembra é lá que Kvothe, estuda/estudou. O subterrâneo, é um lugar do qual fiquei muito curiosa, quando estava a ler "As Crônicas do Matador do Rei", e então fomos apresentados a auri, e a esse mistério que é o subterrâneo.
Aqui em "A Música do Silêncio", o autor nos da dica sobre ele, mas ainda não o suficiente para suprir a minha curiosidade. Eu preciso de um pouco, mais ou pra mata-la ou para estar mais um pouco envolta a este mundo maravilhoso e encantador que Rothfuus criou.

"Então. Se você leu este livro e não gostou, me desculpe. A culpa é minha. Esta é uma história estranha. Talvez você a aprecie melhor numa segunda leitura. (Quase todos os meus livros são melhores da segunda vez.) Mas também pode ser que não. Se você é uma das pessoas que acharam esta história desconcertante, tediosa ou confusa, peço desculpas. A verdade é que provavelmente ela não era para você."

Desculpe Patrick, mas é difícil um pessoa não se encantar com sua narrativa. Essa era a resposta que eu gostaria de falar ao autor, assim que li seu prefácio no livro. "A música do silêncio", têm sua singularidade, e entendo o porque do autor afirmar, não ser um livro pra todos, mas como eu amo tanto a narrativa desse homem não entendo como pode não conseguir alcançar a todos. (Bom acho que estou sendo birrenta, mas fazer o que. não!)

Eu amei a história da Auri. O livro é maravilhoso, fico suspeita de falar, pois eu amo a narrativa do Patrick. A música do silêncio só me deixou com mais saudade ainda do Kvothe. Espero que esse homem de Deus escreva logo o terceiro livro, das crônicas do matador do rei, e ao mesmo tempo não quero porque quanto mais ele demora mais fico a pensar o quanto esse livro vai ser bom. E arqueiro assim que o barbudo lançá-lo não nos deixe mais na espera.

P.s: A imagem do Kvothe e da Auri, foi encontrada no google, caso você seja o artista que a fez entre em contato para que eu possa por os créditos a imagem.
Abaixo, deixei alguns quotes do livro. Bom vocês devem ter percebido que separei bastante deles. Tentei colocar menos, mas foi difícil.

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.