quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Crítica: Belle {Livro}


Tão cheio e tão vazio...

A história já começa com um diálogo entre Belle e Jimmy, um rapaz bom e encantador que trabalha com o tio num bar nas proximidades do bordel onde ela mora. Jimmy se interessa por Belle de cara e é uma das pessoas que, mesmo com o passar dos anos, não desiste de procurá-la após seu sequestro.
Belle é inocente, pura e alegre. Vive numa casa que também é um bordel do qual sua mãe é dona. Apesar disso, aos 15 anos, a garota não sabe nada sobre sexo e não tem ideia do que se trata a atividade que suas colegas fazem no andar de cima.
Mesmo vivendo com a mãe, para Belle, sua mãe de verdade é a empregada Mog, que sempre foi mais apegada e passou mais tempo com a menina, que recebe da mãe pouquíssima afeição.
Durante sua jornada (que acompanhamos por 3 anos) nossa protagonista não só conhece pessoas detestáveis como também faz amigos, entre eles o misterioso Etienne, que a acompanha na travessia de navio Europa-EUA e desperta em Belle sentimentos que deixam a jovem perturbada e em alguns momentos serena, sendo como uma luz em meio às trevas que ela enfrenta.

Que livro mais ZzZzZzzz...
Esse é o tipo de estória, de cenário, de personagem, que podem ser aproveitados para uma obra profunda e marcante, porém Belle se mostra bastante superficial.
Mas... sério gente? Vamos superar assim (estalar de dedos) em algumas linhas o testemunho da morte de uma colega, um sequestro, estupro, ser levada pra longe de qualquer conhecido, tudo com 15 anos (e inocência de 5) e vamos ser as melhores bonequinhas de luxo??? Oi? Eu sou da opinião de que tudo se supera, mas vamos lá né, tudo tem um limite (e principalmente, um tempo, um desenvolver e muuuuuita reflexão e experiências).
Definindo o livro em uma palavra: vazio.
Pretendo ler a continuação, Entre o Amor e a Paixão - também cortesia da Novo Conceito. Primeiro, gostei do Etienne (e imagino que ele seja um desses "entre", sendo o outro o Jimmy); segundo, não consigo imaginar uma trama pra um livro tão grande de história aparentemente finalizada... quero ver no que vai dar.

Essa história me lembrou de dois outros livros, que eu recomendo fortemente: o emocionante Cruzando o Caminho do Sol e o excelente Memórias de uma Gueixa.

Então é isso minha gente. Um beijo no coração e nada de conversar com estranhos! ;)


Selo de Leitura:

2 comentários:

  1. Meio tenso, creio que não gostaria muito ^^
    Porém você destaca bem as qualidades dele :D
    Boa resenha ^^

    Retribui ^^
    Obg :D

    Tem post novo ^^
    http://comandoliterario.blogspot.com.br/2014/08/resenha-roleta-russa.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Retribuí!
    Volte sempre Oliver. :*

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.