terça-feira, 12 de agosto de 2014

Crítica: Placebo {Livro}

"Você pode adiar a morte, mas não pode derrotá-la. Apenas uma pessoa, aquele que se ergueu, foi capaz. Um dia a morte vai se acertar comigo. Mas isso não precisa ser hoje."


Placebo faz parte da série A Experiência de Jevin Banks do autor Steven James. A princípio eu achei que era um livro único, mas depois quando fui pegar a sinopse do livro eu vi que Placebo trata-se da série The Jevin Banks Experience, aqui traduzido como A Experiência de Jevin Banks, que até o momento têm apenas dois livros publicados, sendo o segundo Singularity. Não havia lido nada do autor, eu até tenho dois livros aqui para ler dele, mas como também é série eu deixei eles na lista de espera um pouco. Steven James, aclamado autor de mais de três dezenas de livros, incluindo as séries de suspense Patrick Bowers e Jevin Banks. Ele recentemente lançou o primeiro livro de sua trilogia de suspense adolescente, Blur. Outras obras de Steven abrangem uma variedade de gêneros, incluindo não-ficção, fantasia e drama. Ele tem um mestrado em storytelling e ensinou escrita e comunicação criativa em todo o mundo. Quando não está escrevendo ou palestrando, você vai encontrá-lo correndo em trilhas, escalando, ou bebendo um café bem preto e torrado perto de sua casa no leste do Tennessee.

A editora manteve o padrão da capa original.A capa é fosca com, verniz no título e nome do autor. Gosto muito das cores escolhidas para capa, como da ilustração, pois ela deixa no ar aquela sensação de curiosidade, tanto para você descobrir o que significa, e também porque Placebo, título que também chama atenção na minha opinião é claro. A diagramação interna está caprichadinha também, as folhas são pólen (amarelinha), a fonte é times e o tamanho é 12. O livro está divido em partes sendo elas: Parte I Emaranhado; Parte II, Meios de eliminação. Há inúmeros capítulos, sendo cada um contém um título diferente. Nas aberturas das partes, há aquela ilustração que falei da capa interna.
Desta vez a ilustração interna da capa do livro, me lembrou uma cadeia de DNA, posso estar enganada, mas se não for isso é outra ilustração cientifica/biologia ... Ao abrimos o livro para o inicio da leitura nos damos de cara com três citações sendo elas de Morpheus para Neo em Matrix (1999) "Você já teve algum sonho, Neo, em que teve muita certeza que fosse real? E se você não fosse capaz de acordar desse sonho? Como saberia a diferença entre o mundo dos sonhos e o mundo real?"; a de Edgar Allan Poe (1809-1849) "É tudo que vejo ou suponho. Um sonho dentro de um sonho?"; e a de Weng Wei, poeta chinês do século VIII. "Quem pode saber se não vivemos todos nossas vidas no labirinto de um sonho?". Três quotes, com passagens/perguntas que já me deixaram muito curiosa, e empolgada para iniciar a leitura de Placebo.

Steven James, traz ao leitor uma ficção cientifica de alto nível, eletrizante, onde ciência contrapõe a fé, e vise versa, onde também o que você não acredita ser verdade, ou que possa ser, não passam de ilusões. Placebo, vai contar através de Jevin Banks, até onde homens são capazes de levar não só a ciência, mas posso dizer a própria existência?
O Ilusionista, (nosso protagonista) Jevin Banks, vai iniciar uma investigação a um centro polêmico de pesquisa neurológica, mas acaba enrolado em uma conspiração, que envolvendo o governo, a forma militar, grandes homens de negocio e claro cientistas. Atrás de respostas para tudo que está o rodeando, Jevin inicia uma nova linha do tempo (assim falando) na sua vida.
Sabe aquele livro que enquanto você além de passar um filme na sua mente, você o deseja e sabe que essa história ficaria perfeita nas telonas. Bom isso aconteceu comigo no decorrer da leitura, e mentalmente eu embirei em desejar ver a adaptação desse livros, pois seria muito bom. (*pensamentos esperançosos)

A construção da história, o tema e a temática escolhido pelo autor estão muito bem trabalhados, percebe-se não só o empenho na sua escrita, mas na sua pesquisa para história, pois Placebo, traz muitas informações cientificas, das quais o livro mesmo (na sinopse) nos informa que são baseados em pesquisas médicas reais, ou seja, meus parabéns Steven James, pois você caprichou e como.
Como já citei acima, que foi ao abrir o livro, e ver as citações que me deixei ir com a história, repito que de principio, mesmo a capa tendo me causado curiosidade, ainda não estava afim da sua leitura, mas bastou abri-lo e descobrir o que eu estava perdendo. Enfim, Placebo foi uma ótima leitura, deixando um bom gostinho para sua continuação. E que ela venha logo!

Selo de Leitura:


Um comentário:

  1. Eu concordo com tudo que voce escreve aqui, estou lendo o livro e estou totalmente envolvida na trama, ele realmente nos prende.

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.