sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Crítica: Claro que Te amo! {Livro}

A felicidade pode chegar quando mais esperamos...


O livro Claro que Te amo, da autora nacional, Tammy Luciano é mais uma das leituras que realizei como dito em uma sentada (risos). De forma doce a autora estará a par de sua narrativa nós introduzindo não só a um romance, mais um estória limpa e de superações. Tammy Luciano é atriz, jornalista e escritora. Escreveu os livros Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas e Sou Toda Errada. Adora chocolate, madrugada, natureza, cachorros, Frida Kahlo, amor de verdade, viajar e conhecer pessoas. Além de escrever, Tammy grava os vídeos do projeto Crônica Falada (www.youtube.com/tammyluciano) e viaja o Brasil todo para encontrar leitores em livrarias e Feiras.
A autora é um doce de pessoa, não à conheci pessoalmente, apenas trocamos algumas conversas pelas redes sociais, e sua simpatia é contagiante.

Em relação ao material gráfico e editorial do livro, aqui em Claro que te amo, o conjunto em um todo me agradou mais que em Garota Replay. A paleta de cores escolhida tanto para capa como contra capa se encaixam perfeitamente na imagem. Uma capa leve e bela. Preciso ressaltar a vocês que as orelhas do livro estão bem delicadas com os marcadores de canto (ramos de flores). A diagramação interna trás folhas amarelas, fontes medianas, tamanho 12, sendo ela não times mais com trebuchet. Os capítulos são separados, contendo sempre acima do nome do mesmo, um enxame de borboletas. O Capítulo aqui além de sem chamado de Capítulo tal, traz abaixo sempre dois substitutos, com fontes diferentes da fonte textual, contando no total com vinte e um capítulos.

O eixo do conteúdo aqui abordado é a superação de um amor, que hoje só machuca, encontrando-se nas palavras chaves disposta na narrativa, tais como: abandono, recomeço, superação, depressão, esquizofrenia entre outros.

Como já citado, este é o segundo livro que leio da autora, e no começo da leitura pensei que ele seria como o primeiro, que acabaria por não gostar tanto dele. Digo isto, pois no começo da leitura tive um pouco de dificuldade para engrenar na estória por causa da chatinha da Pietra, mas assim que fui lendo e minha opinião foi mudando consecutivamente. Para tentar passar um pouco da chatice da moça, segue duas citações (2013, Pg. 38) "Ser mimada não é pecado, gostava de me sentir especial, mas intimidade forçada é algo que sempre me incomodou." em outro momento de Pietra, (2013, Pg. 265) "Senhor Destino, como não foi capaz de me colocar na rota certa? Que medo eu tenho de viver, de encarar meus fatos de ser grande o bastante para ser eu, de me olhar de igual a igual no espelho!"

O diferencial deste livro é que a linguagem conseguiu me alcançar de uma maneira que em Garota Replay não alcançou. Acredito que por trazer um tema, que além de me deixar curiosa, aproximou mais do que gosto de ler. A Narrativa de Tammy está mais fluida, suas tramas estão mais elaboradas. Sua escrita continua sendo agradável por assim de fácil entendimento, você consegue lê-lo em uma sentada. A construção dos seus personagens também estão mais elaboradas e construídas, gostei do rumo e nós que a autora atou e desatou no decorrer da sua narrativa, mas preciso confessar que meu santo bateu um pouco de frente com a mocinha do livro, á Pietra, pois em alguns dos momentos ela se tornava chatinha e cansativa. Deixando claro que este é apenas um ponto do que senti a respeito da personagem e que por mais que tenha batido de frente com ela, isso não impediu do livro continuar fluido de maneira leve. De todos personagens apresentados no decorrer do livro, preciso ressaltar dois, a mãe de Pietra que trás uma carga emocional bem complicada, deixando com que o livro adquira assim mais conteúdo, e o apaixonante doutor Marcelo (quero um doutor destes pra mim), goste da personalidade que a autora criou para ele. Não têm como nós leitoras não se apaixonarmos por ele.

Não posso deixar de ressaltar a seguinte citação que me marcou muito na leitura aqui realizada que foi (2013, Pg. 302)"Somente quando nos encontramos com o amor verdadeiro, entendemos quem somos.".
Concluo mais está opinião ressaltando a vocês que Claro que Te amo!, por mais que tenha seus altos e baixos conseguiu conquistar o meu coraçãozinho de pedra.

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.