quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Crítica: Eu compro, sim! Mas a Culpa é dos Hormônios... {Livro}

Eu sabia que não era minha culpa!


O livro de Pedro de Camargo: Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios..., traz informações sobre pesquisas a respeito da compulsividade, de uma forma menos dura/imposta, mas ao contrario, limpa e divertida. Pedro de Camargo é pós-graduado em Comunicação de Marketing pela ESPM — Escola Superior de Propaganda e Marketing — de Campinas e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUCCAMP), professor em cursos de graduação e pós-graduação e consultor em Neuromarketing e Biologia do Comportamento do Consumidor.

O livro é dividido em trinta e sete capítulos, abordando neles, temas como comprar e gastar menos, os hormônios e o consumo entre outros mais.
Com relação ao material gráfico, e a finalização do livro tenho a dizer que, como sempre o trabalho da editora continua me agradando e muito. O exemplar aqui analisado, trás folhas amarelas, letras tamanho 12, fonte times, tendo seus capítulos separados com detalhes na primeira página de cada capítulo contendo em si uma ilustração sobreposta (abaixo doas letras). Além dos capítulos encontra-se no livro um ótimo sumário, como também uma bela introdução, para ficarmos a par do conteúdo, assim conseguindo adentrar mais nas elaborações aqui trazidas, no final estamos a par de todas referencias bibliográficas que o autor teve em mãos para elaboração do seu livro.

O eixo da analise aqui abordada é a compulsividade, como o título mesmo trás Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios... encontrando-se nas palavras chaves dispostas na narrativa, que englobam, compras, ansiedade, emoções, comportamento. O percurso do leitor incia-se como já ressaltado acima por uma introdução bem elabora, que ajuda a nos introduzir ao conteúdo aqui abordado, nos instigando a descobrir por que gostamos tanto de comprar.

Assim que vi a seguinte citação do autor (2013, Pg.143), "O estudo feito pela professora e sua equipe identificou que que, quando você está num espaço cujo teto mede 3 metros de altura, tende a pensar de formar mais livre e abstrata. Mas, se está num local ou numa loja cujo teto tem uma altura de 2,40 metros ou inferior, você se concentra mais nos detalhes", a primeira coisa que passou por minha mente foi a de que agora eu entendo porque quero comprar tudo que está a minha volta quando entro em uma loja. Então me pergunto, até quando seremos colocados nessas esteira que nos retrocede mais do que nos ajuda a impor nossos limites? Digo isto, pois por mais que nos contermos, terá sempre um outdoor, uma loja, banners nos levando a exercer a nossa compulsividade. Entendo que eles precisam vender, mas acredito que como nós eles também precisam comprar. Não seria mais justo com todos se pudermos ter esse espaço livro para não pirarmos quando entrarmos em uma loja não?

Quando comecei a leitura do texto, não pensei que o autor conseguiria abordar o tema de forma tão leva e fluida, que me deixasse a vontade, como se estivesse num divã a falar dos meus problemas. A leitura foi assim agradável e com conteúdo. Para encerrar, ressalto que o livro foi bem construído, percebe-se no decorrer da leitura não só a pesquisa realizada como a boa organização e trabalho pessoal do próprio autor, mostrando assim que o mesmo concluiu um ótimo trabalho.

P.S: Como eu disse no vídeo onde mostro os livros que recebi para resenha, este exemplar veio autografado, um dos motivos de ter ficado mais empolgada ainda com a leitura

Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.