sábado, 26 de julho de 2025

Crítica: Contos gauchescos & Lendas do Sul {Livro}

"A lágrima do adeus ficou suspensa, como uma cortina que embacia o claro ver: e o palmital da lagoa, o boleado das coxilhas, o recorte da serra, tudo isto, que era grande e sozinho cada um enchia e sobrava para os olhos limpos dum homem, tudo isso eu enxergava junto, empastalhado e pouco, espelhando-se na lágrima suspensa, que se encrespava e adelgaçava, fazendo franjas entre as pestanas balançantes dos meus olhos de condenado sem perdão..." 

O Livro que vim trazer hoje aqui é "Contos gauchescos & Lendas do Sul" escrito por João Simões Lopes Neto publicado no ano de 2012, possui 224 páginas e foi publicado aqui pela L&PM.

Contos gauchescos & Lendas do Sul são verdadeiros clássicos da literatura brasileira. Contos gauchescos foi lançado pela primeira vez em 1912 e Lendas do Sul em 1913.

São duas obras diferentes sendo 19 Contos Gauchescos com o tema do povo gaúcho e Lendas do sul são mais do mito e do folclore gaúcho que pra mim foi a melhor parte.

Aqui você vai encontrar histórias de amor e de guerras e claro que vai acabar passando por episódios da Revolução Farroupilha, uma das histórias que acredito mais famosas e que até quem não é do sul deva conhecer, pois quem não assistiu ou conhece a minissérie "A Casa das Sete Mulheres" é ambientada e se refere à Revolução Farroupilha. Para além aqui encontramos histórias de quem viveu no solo gaúcho, no século XIX.

Pontos negativos é a formatação, escolha de fonte e papel branco, contudo se entende que esse é um tipo de livro que tem como objetivo facilitar a leitura então se entende, contudo pra mim se torna negativo, pois folha branca me da muita dor de cabeça.

"Foi assim e foi por isso que os homens, quando pela vez primeira viram a boiguaçu tão demudada, não a conheceram mais. Não conheceram e julgando que era outra, muito outra, chamam-na desde então, de boitatá, cobra de fogo, boitatá, a boitatá!"

Outro ponto que senti falta nesse livro é notas ou um texto no final, um glossário explicando os termos, expressões a linguagem do povo gaúcho. Pra mim não teve problema, pois sou gaúcha, mas para quem não é sinto falta de um glossário que ajudaria para que outros leitores aproveitem mais os contos.

Os contos são curtos, mas quem não conhece a linguagem do Sul ou não está acostumado com a linguagem vai acabar perdido e ficar sem entender certas expressões, por isso um glossário ajudaria muito.

Contos gauchescos & Lendas do Sul foi uma leitura interessante, contudo pra mim ela ainda deixou em alguns pontos a desejar, mas o que me faz tirar mais pontos é a minha versão do livro, pois tenho muita dor de cabeça e folhas brancas pioram minha enxaqueca e isso acaba por dificultar e atrapalhar a leitura e com isso acabo não aproveitando mais o quanto deveria aproveitar.

Lendo o livro minha menta automaticamente me levou para musica "Do Fundo da Grota" do "Baitaca", escutem a música é muito boa, mas aqui vocês podem ver um pouquinho da nossa linguagem com o sotaque mais forte e palavras mais gauchescas. Se escutarem me contem se entenderam a música.

"Depois, desceu, sempre com ela; em sete noites de sexta-feira ensinou-lhe a vaqueanagem de todas as furnas recama-das de tesouros escondidos... escondidos pelos cauilas, perdidos para os medrosos e achadios de valentes... E a mais desses, muitos outros tesouros que a terra esconde e que só os olhos dos zaoris podem vispar..."

SELO SOBRE HISTÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.