terça-feira, 5 de novembro de 2024

Crítica: Maus {Quadrinho}

 "Sim, a vida sempre fica do lado da vida e, de alguma forma, as vítimas são culpadas. Mas não foram as melhores pessoas que sobreviveram, nem as melhores que morreram. Foi aleatório!" (Art Spiegelman)


Hoje trago o que achei do quadrinho "Maus" do autor Art Spiegelman, publicado aqui pela Companhia das Letras no ano de 2022 possuindo 296 páginas.

Em Maus vamos acompanhar o autor entrevistando seus pais que são sobreviventes do holocausto, onde vemos recortes de tudo o que eles viveram nesse tempo como também do tempo em que eram prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.


Faz tempo que eu queria ler esse quadrinho, ele estava na minha lista de desejados há muito tempo e enfim consegui ler graças a meu amigo lindo que me deu de presente ele. E que presente foi esse eu amei demais o carinho dele por me dar esse quadrinho.

Eu sabia que quando eu lesse ele eu iria amar e não tive dúvida eu gostei muito de Maus, do começo ao fim a leitura foi maravilhosa.

No quadrinho os judeus são representados como ratos, e nazistas, como gatos. Eu entendo a escolha dos animais para a representação, contudo fico chateada que os gatos sejam sempre representados como maus,  como amante de gatos e por saber que eles são anjinhos que nos protegem isso me chateia, mas eu isolo esse fato e mesmo com isso que me chateia eu consigo enxergar o quão bem feita é a história.

Eu amei o quadrinhos e  recomento a todo o tipos de leitores, pois todos precisam conhecer "Maus". Acho essencial que essa voz nunca se apague e que tenhamos conhecimento de todo mau feito para nunca repetirmos as mesmas atrocidades.

"Sei que isso é insano, mas de alguma forma gostaria de ter estado em Auschwitz com meus pais para que eu pudesse de fato saber o que eles viveram! Acho que é um tipo de culpa por ter tido uma vida mais fácil do que a deles." (Art Spiegelman)

CURIOSIDADE: O conselho escolar de um condado do estado do Tennessee, nos EUA, decidiu proibir o uso da história em quadrinhos "Maus" em sala de aula. O livro ganhou em 1992 o prestigiado prêmio Pulitzer, a única HQ até hoje a conseguir o feito. (Informação retirada do site BBC News Brasil.

Acho que em certas coisas a geração e as escolas estão muito mimizentas (essa é minha opinião), pois penso ao contrario da decisão dessa escola. Não acho que os pontos que eles colocaram sejam relevantes. Para mim Maus teria que estar em todas as escolas, para que todos desde novo tenham conhecimento do que foi o "Holocausto" e assim para que criem consciência, empatia desde cedo!

Selo de Leitura:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.