quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Crítica: O Mundo Pelos Olhos de Bob {Livro}





As Novas Aventuras de James e seu Gato...


O Mundo pelos olhos de Bob, é o segundo livro do gatinho escrito pelo seu dono James Bowen, lançados aqui no Brasil pela Editora Nova Conceito. James Bowen, É um autor e músico de rua, atualmente vive em Londres.James foi entrevistado pelo jornalista Garry Jenkins, resultando na autobiografia, um gato de rua chamado Bob.O título é uma brincadeira com o título de Tennessee Williams "Um Bonde Chamado Desejo .

O material gráfico deste segundo livro, não fugiu do padrão do primeiro livro. A capa trás a imagem de Bob, a paleta de cores em vez de laranja para o resto do livro é rocha desta vez. E como no primeiro, este também trás um gatinho junto ao logo da editora, no primeiro era brincando neste ele está em cima do logo. A lombada do livro está muito fofa, contendo também a ilustração de um gatinho tentando pegar o logo da Novo Conceito. A diagramação interna do livro também segue o padrão. O livro incia-se com o sumário, e duas citações da qual preciso citar a primeira a vocês, pois o que eu penso a respeito. "Existe algo na presença de um gato... que parece arrancar um pedacinho da solidão." - Louis Camuti (2014, Pg.8). As letras são medianas, fonte times, tamanho 12, Os capítulos são separados, contando no total com 18 capítulos, mais epilogo e por fim os agradecimentos. Os Capítulos são iniciados sempre com um título diferente acompanhando de uma patinha, há patinhas ainda na enumeração das páginas.

Fiquei tão feliz quando li as novidades da Novo Conceito para 2014 e lá estava mais um livro do Bob, para minha surpresa. Como uma amante de gatos, ler Bob é sempre um prazer.
Bob é um gato surpreendente e especial. Em muitos momentos fico surpresa coma genialidade desse animalzinho, e como já dito, sou uma apaixonada por gatos, e fico surpresa em como Bob é, chego a pensar porque meus bichaninhos não são assim também. Meu gatinho Grey tem suas particularidades e loucuras fofas, mas não tem tanta a genialidade de Bob, pois ao contrario Grey é assustado com muito movimento, e Bob se dá tão bem no burburinho das ruas que fico surpresa com sua personalidade.

Para quem não leu o primeiro livro, não se preocupem que o autor, trás no decorrer flashback do primeiro livro, para o novo leitor ou o velho não ficar perdido na história. Em O Mundo pelos olhos de Bob, novamente estamos a par da relação de Bob e James. Ficamos a par de suas histórias nas ruas, e o começo da ideia de escrever um livro sobre a vida dos dois, sobre nosso amado Bob. (2014. Pg. 15)"Diz a lenda que são os gatos que escolhem os donos, não o contrário. Assim, percebi que ele tinha me escolhido. (...) Eu suspeitava que fôssemos realmente almas gêmeas, cada um ajudando o outro a curar as feridas do passado conturbado."

Eu particularmente gosto de biografias/autobiografias, e quando estou lendo a de alguém que admiro ou que a curiosidade está grande a leitura flui bem e rápida, mas se você não está acostumado a esse tipo de leitura, vai achar a narrativa um pouco cansativa. De inicio a narração parece demora até logo afrente encontrar o seu rumo e assim fluir melhor. Para mim a narrativa de James é fácil, emocionante e divertida. James consegue prender a atenção do leitor do começo ao fim. Uma ressalva para O Mundo pelos olhos de Bob, é que tanto a história quanto narrativa me atraíram mais, e assim por consequência fluiu melhor que Um gato de rua chamado Bob, o que não posso deixar de ressaltar que também é um ótimo livro, mas se for comparar os dois, este segundo tornou-se meu favorito.

O Epilogo de O Mundo pelos olhos de Bob, foi um ótimo enceramento que me fez engolir seco, no momento que li: (2014. Pg. 219) " Durante muitos anos, essas três preciosas qualidades - fé, esperança e amor - estiveram ausentes da minha vida. Mas daí uma reviravolta do destino me presenteou com todas as três. Estavam encarnadas no gato travesso, brincalhão, sagaz e por vezes rabugento, mas sempre dedicado, que me ajudou a mudar a minha vida."

Adorei esse trecho da nota de agradecimento do Autor, que não pude deixar de compartilhar com vocês: (James Bowen, Londres, maio de 2013)." Acima de tudo eu gostaria de agradecer, obviamente, ao carinha que continua sendo o meu companheiro constante. Ainda não sei se fui eu quem encontrou Bob ou se foi ele quem me encontrou. O que sei é que ele estaria completamente perdido". O que interpreto é que Bob, foi aquela luz no fim do túnel, o ponto de partida, a mão esticada na vida de James, gerando uma relação de cumplicidade amizade e amor entre humano e animal.

Você que ama gatos, e adorou o primeiro livro de Bob, vai gostar mais ainda de O Mundo pelos olhos de Bob. Termino essa resenha com saudades de Bob, mas feliz por terminar o livro e ter gostado dele. E porque falo isso, é ruim quando se espera muito e o livro não é tudo que pensou, não concordam. Por isso digo que fico feliz de terminar O Mundo pelos Olhos de Bob satisfeita. Mas ... E ai Novo Conceito vêm mais Bob pela frente?


Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.