sábado, 25 de janeiro de 2014

Crítica: A Cidade dos Segredos {Livro}

Tudo tem um preço. Quanto vale o seu Segredo?

A Cidade dos Segredos, é um dos lançamentos de Janeiro da Editora Novo Conceito escrito por Sasha Gould. O Livro é o primeiro livro da série Cross My Heart. Sasha Gould viveu em Veneza até os nove anos, quando se mudou para Londres. É apaixonada por ópera, balé e comédias românticas. Ainda vive na Inglaterra, com seu gato, e escreve sobre Veneza, a bela e misteriosa cidade que ela conhece tão bem e ama tanto.

Começando a minha opinião sobre o que achei a respeito do trabalho gráfico e de diagramação da editora, logo continuo falando a respeito do que achei da história de Sasha Gould. Vamos então para a capa: O que eu achei dela? Bela e misteriosa. A Editora NC, manteve a capa original. A capa é fosca, com auto relevo no titulo, a imagem da capa lembra muito dos bailas de mascaras, que acabam por acontecer na história de Sasha, o que se torna um ponto positivo, pois gosto de quando a capa conversa com a história. Já a diagramação, o que falar: Ela é simples, estou em duvida de a fonte é ou não times (eu e minhas confusões), o tamanho dela está mais para 11 que 12. Os capítulos são separados, sendo eles intitulados com o nome "Capitulo 1" O diferencialzinho é que ele esta dentro de dois marcadores/separadores simples. Ao total o livro contém 41 capítulos. Agora um ponto da história e do que eu achei dela:

O Livro é narrado em primeira pessoa, tendo Laura como protagonista da história. Em A cidade dos Segredos ficamos a par de sua história a partir de seu abandono, pelo seu pai, que a deixa em um orfanato depois da morte da sua esposa. Laura fica anos no convento, isso até seu regresso a casa, após receber uma carta de seu Pai, dizendo que a quer de volta, que ao chegar em casa descobre que sua irmã Beatrice está morta. Seu Pai a chama por um motivo apenas, casar com Vincenzo, noivo prometido de sua falecida irmã, do qual seu Pai a quer ver casada agora. Vincenzo nada mais é que um homem desprezível, velho e perdoem a palavra nojento. Para tentar se livrar de se casar com Vincenzo, Laura faz um pacto com a Sociedade Secreta enquanto procura pistas de quem matou Beatrice.(2014. Pg. 23)"O sentimento de perda é uma serpente negra que se move dentro de mim; ela se mantém enrolada ali, à espreita, poderosa. Acho que nunca mais me deixará."

A capa é tão misteriosa e bela, que deixou me curiosa a respeito da história da Laura. E o título também foge de ser misterioso. Então depois de curtir tanto capa, título fui ler a sinopse, que acabou deixando me curiosa e afim de ler A Cidade dos Segredos, o que eu não esperava é que a autora você tão limpa na sua descrição, achei que teria mais mistérios, e coisas escondidas que não esperávamos para ver, mas quando chegamos a certo ponto de leitura acabamos por acomodados, pois a autora acaba sendo clichê e entregando de mais da história.

A narrativa da autora, é gostosinha de ler, sem muita dificuldade, ou seja uma leitura rápida. Seus personagens não são tão ruins, mas precisam um pouquinho mais de elaboração, características que aproximem o leitor a eles, que faça com que nos apeguemos, e trocemos por seu desenvolvimento. Falta um apego do qual eu não consegui sentir em nenhum de seus personagens.Sua trama é boa, mas com alguns pontinhos aqui e ali que poderiam ter sido mais elaborados. A palavra "eu sabia que isso aconteceria", com certeza vai passar por sua mente, pois a autora não consegue nos esconder muita coisa de sua história. A Cidade dos Segredos não é um livro ruim, pelo contrario mesmo sem muita surpresa eu gostei da história de Sasha Gould, mas por coisa desses fatores, por tudo estar muito na cara, acabei com meu entusiasmo de inicio, um pouco abaixo do que tinha previsto para história. Mas mesmo apontando esses pontos negativos, não posso deixar de dividir com vocês de que a autora conseguir amarrar bem o final da história.(2014. Pg. 138) "- Ou nós somos marionetes, ou então aqueles que controlam as marionetes - diz ela. - Sempre presos a cordas. E alguém as controla sempre. É assim que Veneza funciona; é assim que as cortinas do teatro são abertas no inicio e fechadas no final. É assim que alguns ficam ricos e outros, pobres. É assim que as promessas são feitas, mantidas e quebradas - diz ela, sorrindo."

Começar um livro com altas expectativas nem sempre é bom, pois acabamos esperando muito mais do que a história pode ser. Essa alta expectativa pode ter sido um dos fatores de não ter me envolvido tanto com a história de A cidade dos Segredos, como também o fato da prensibilidade. Sera que no próximo volume a autora vá concertar esses furos e ser menos previsível? Não sei outros leitores de Cidade dos Segredos, mas eu ainda quero saber como sera a continuação. A Cidade dos Segredos foi do alto ao baixo nível de empolgação comigo. Mas foi no final uma boa leitura.


Selo de Leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.