quinta-feira, 17 de maio de 2012

Review Original Book: Mr. Knightley's Diary {Livro}


      Como prometido, mais um galã da Jane Austen pra suspirar horrores!


Autora:Amanda Grange
Páginas: 304
Editora: Sourcebooks, Inc
Avaliação:  

SINOPSE ORIGINAL: Relive Jane Austen's Emma- from Mr. Knightley's point of view. Between managing his estate and visiting his brother in London, Mr. Knightley is both exasperated and amused by his irresistibly beautiful, outrageously mischievous neighbor, Emma Woodhouse, whose misguided attempts at matchmaking are wreaking havoc in the village of Highbury. 
 But when a handsome newcomer arrives and catches Emma's attention, Mr. Knightley is shocked by his reaction. Amusement gives way to another emotion entirely-for his unreasonable dislike of the handsome newcomer seems suspiciously like jealousy.


   -Contém spoilers do livro Emma (Jane Austen, 1815)-


 Darcy pode ser o mais galante herói de Jane Austen, mas o prêmio de mais divertido certamente vai para George Knightley. E infelizmente, seu diário, assim como o de Darcy, ainda não foi lançado aqui (choremos).
 Os primeiros registros, que são pré-Emma, mostram o lamento do Sr. Knightley por não poder comparecer ao casamento do Sr. Weston e da Srta. Taylor ( “poor Miss Taylor!” ) e a partir daí toda a narrativa está dentro da história contada em Emma.
 O Sr. Knightley é vizinho da personagem-título. Vizinho e amigo desde que esta nasceu – já que ele é 16 anos mais velho. Eles se tornaram ainda mais próximos quando a irmã de Emma, Isabella, se casa com o irmão caçula de George Knightley, John. Com isso vem os sobrinhos (cinco, acreditem) e toda aquela coisa de feriado em família.
  Emma é mimada, mesquinha e fútil - a mocinha mais odiada de Jane Austen (mas pra mim uma diva). Ela acredita ter sido a responsável pelo noivado da Srta. Taylor e do Sr. Weston, e orgulhosa e sua façanha resolve que é uma cupido nota 10, querendo então ajeitar a vida amorosa de todos os seus amigos (As Patricinhas de Beverly Hills foi baseado nessa história). É por conta dessas intervenções e manipulações das pessoas, ainda que com boas intenções, que surgem todas as discussões entre Emma e Sr. Knightley. As farpas e provocações com que os dois se atacam é, pra mim, o ponto alto da história.
 No diário percebemos que o Sr. Knightley adora a Emma e tem medo que ela possa se machucar, por isso chama tanto sua atenção. Ele não se descobre apaixonado por ela até quase o final, mas nós sabemos disso há tempos, claro, até porque quando ele visita o irmão e a cunhada o assunto não é outro: Emma, Emma, Emma e Emma. Percebemos o carinho com que ele fala da menininha imprudente.
 Durante todo o livro e em qualquer situação ele menciona ou compara Emma e quando alguém insinua algum sentimento a mais é aquela conversa conhecida: “claro que não, somos amigos” ou “ela é muito nova para mim”. Mas enfim, sabemos como isso acaba.

    Selo de Leitura:
 

  Não preciso dizer que arranca suspiros, preciso? O Sr. Knightley é tão comicamente irônico em Emma que acabamos passando reto desse seu lado romântico. O melhor do livro é isso: a sensibilidade de George Knightley. 
 É muito gostoso acompanhar o modo como floresce a paixão dele pela Emma, o quanto ele fica confuso e inseguro, e é claro, as crises de ciúmes que tinha do Frank Churchill antes mesmo de conhecê-lo.
  Não ganha de Emma como obra literária mas vale a pena. Nada como conhecer todo o sarcasmo do Sr. Knightley narrado por ele mesmo.

                                        
   Beijo meus queridos!

3 comentários:

  1. ➟ Adorei sua resenha, fiquei curiosa pra saber quantos destes diários têm, e se é uma série com todos os personagens da autora! Beijos minha linda e obrigada pela bela resenha! =D

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço!
    Não é bem uma série, mas tem de todos os galãs da Austen. Até dos anti-heróis tem. Muito gostoso de se ler!

    ResponderExcluir
  3. Amei essa resenha...Eu eu amo de paixão todos os livros da Jane Austen.
    Eu tenho o diário do Mr. Darcy e do capitão Wentworth traduzidos em pdf, somente esse que é do Sr. Knightley que eu tenho porém é em inglês...Se alguém tiver esse em pdf porém em português e puder me enviar eu agradeceria muito....

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.